sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Paraíba do Sul - Aniversário do Prefeito Marcinho


  
Hoje em Paraíba do Sul o Dep. Aureo Leal prestigiou  maisum ano do vido do amigo,prefeito Marcinho.Como não poderia ser diferente o Deputado vem fazendo a diferença inaugurando 39 obras, 39 ações, mesmo número de anos do prefeito.

Asfalto, Creches, reformas, PSF's, Centros de Qualificação Profissional, Retroescavadeira, Praças, entre outras.. Finalizamos com uma grande festa inaugurando o Complexo Esportivo Bom Viver, no bairro Liberdade. Contando com a Escolinha de Futebol Léo Moura, que esteve presente na inauguração; academia ao ar livre; pista de Cooper; Quadra de Areia, Playground; Campo de Futebol e a Academia de MMA do lutador Vitor Belfort, a primeira do Brasil.
obras em todas as áreas: educação, saúde cultura, esporte, lazer, trabalho e renda, etc.
Parabéns ao prefeito Marcinho!
Ações que a cidade esperava, que irá melhorar a vida de toda população.
Estamos juntos trabalhando para levar dignidade ao cidadão Sul-paraibano

Projeto quer limitar horário de carretas e caminhões em Friburgo

Um acordo foi feito para evitar a passagem em horário de movimento. (Foto: Divulgação)
Um acordo foi feito para evitar a passagem em horário de movimento. (Foto: Divulgação)
Projeto parado para votação na Câmara Municipal de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, quer limitar o horário da passagem de carretas e caminhões pesados na cidade. Por enquanto, apenas um acordo foi feito entre empresas transportadoras com horários específicos que não atrapalhem o trânsito nos horários de pico.
O tráfego de carretas no município é uma das maiores reclamações dos demais motoristas. Pensando nisso, o projeto do prefeito Rogério Cabral pretende proibir a circulação dos veículos dentro da cidade no período das 6h às 21h. A proposta foi encaminhada à Câmara de Vereadores há quase um mês, para ser votado em regime de urgência, mas foi retirado de pauta a pedido do próprio prefeito, e ainda não tem data para ser votado.
Segundo o presidente da Câmara, Márcio Damázio, a questão já foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Para a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), a forma como o projeto foi elaborado pode atrapalhar o abastecimento da cidade em diversos segmentos. Uma reunião foi realizada entre a prefeitura e empresas transportadoras para discutir o assunto.


Fonte: G1.com

Inscrições abertas para workshop de Direito Autoral

Inscrições abertas para workshop de Direito Autoral
O Sesi Cultural promove um workshop sobre Direito Autoral no dia 4 de setembro,  das 9h às 18h, no Sesi e Senai Petrópolis. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente na unidade. O custo é de R$ 10 e as vagas são limitadas.
O workshop é voltado para artistas, produtores, agentes culturais e estudantes de administração, cinema, teatro, música e comunicação, principalmente aqueles que têm interesse em trabalhar com gestão e produção cultural. O evento terá a presença da gerente geral do departamento jurídico do Sistema Firjan e presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/RJ, Gisela Gadelha Dantas, e do coordenador legislativo do Sistema Firjan, o especialista em Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Legislação Social Ricardo Rielo.
Na pauta dos especialistas estão temas como: os bens intelectuais e sua classificação (direitos autorais, direitos conexos, marcas, patentes, desenho industrial e software); função social da propriedade intelectual; acesso ao conhecimento e interesse público; direitos autorais na internet; nomes de domínio e marcas na internet; responsabilidade dos provedores de internet; preservação do patrimônio imaterial; pirataria e crimes contra a propriedade intelectual; ambush marketing; aspectos jurídicos (publicidade comparativa) e indústrias criativas.
Mais informações pelo telefone 0800 0231 231.

Magé Participa do Programa Limpa Rio

Nossa ideia é acompanhar a solicitação de apoio do Inea para garantir a melhoria da bacia hidrográfica do Rio Suruí.
limpo
Com o objetivo de promover o desassoreamento de quatro rios que cortam o município (Roncador, Magé-mirim, Suruí e Inhomirim), o subsecretário de Meio Ambiente, José Renato Ascar, esteve reunido com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, para ratificar a inclusão de Magé no Programa Limpa Rio, que foi solicitado no início deste ano.
“Os rios apresentam um volume considerável, principalmente durante as chuvas. A dragagem é importante porque retira todo o material que obstrui ou atrapalha o fluxo das águas. Com o aval da Secretaria Estadual de Ambiente, vamos programar os serviços para onde exista um maior estrangulamento dos leitos”, comentou o subsecretário.
Durante a reunião, que também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Guapimirim, Luiz Fernando Saraiva, ficou estabelecido que seja constituída uma pauta propositiva e conjunta para a realização de ações ambientais para a região que abrange os dois municípios.
Equipe do Meio Ambiente faz inspeção no Rio Suruí
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou uma vistoria no Rio Suruí, após uma denúncia anônima de lançamento de lixo pelos moradores da região ribeirinha. Um grande quantitativo de material inservível foi recolhido.
A Secretaria de Meio Ambiente também está desenvolvendo o projeto Magé Ecobarreira, com o objetivo de reter resíduos sólidos e mitigar impactos ambientais decorrentes da disposição do lixo no curso do rio.
“Nossa ideia é acompanhar a solicitação de apoio do Inea para garantir a melhoria da bacia hidrográfica do Rio Suruí, que contemplará não só o esse rio, mas também a qualidade da Baía de Guanabara” afirmou Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente.

Definido os esquemas de trânsito na cidade e na serra

 Os secretários municipais de Turismo, Henrique Carregal, e de Esportes e Lazer, Luís Carlos Oliveira, o Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, e o organizador técnico do evento, Arthur Castro, se reuniram nesta sexta, 23, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, para acertar os detalhes finais da terceira etapa do Tour do Rio de Ciclismo 2013, que acontecerá em Teresópolis nos dias 30 e 31 de agosto.

“É fundamental para o desenvolvimento do turismo e da economia do município a realização de eventos como este. Com o Tour do Rio estaremos recebendo cerca de 500 pessoas participando direta e indiretamente da competição, que estarão usando nossos hotéis, restaurantes e comércio”, declarou Henrique Carregal.

O evento, que chega a sua quarta edição, inclui Teresópolis no percurso pelo terceiro ano consecutivo. Considerada a maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio trará ao todo 108 atletas, divididos em 18 equipes – 10 nacionais e 8 internacionais. Os competidores vão percorrer cerca de 830 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

“Teresópolis é um ponto fundamental para a prova. É um trajeto que pode decidir o campeão da competição devido ao terreno montanhoso, o que exige demais dos ciclistas”, disse Arthur Castro.

Esquema de trânsito na cidade
Os competidores chegarão no dia 30, de Três Rios, pela Estrada Teresópolis-Itaipava, a partir das 14h, e seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito vai seguir em contramão da esquina da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama) e passarão pela Prefeitura até a Rua Nova Friburgo, onde o tráfego volta para a mão normal seguindo para o Alto.

No sentido Várzea, os veículos serão desviados na Reta para a Rua Magé, seguindo pela Rua Nilza Chiapeta até a Rua Tenente Luiz Meirelles e passando pela Rua Waldir Barbosa Moreira (a Rodoviária). Deste ponto, continuarão pela Avenida Delfim Moreira, onde poderão seguir no sentido da Matriz de Santa Teresa. Outra opção é entrar na Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) e pegar a Avenida Lúcio Meira, até a altura da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama), que estará em mão dupla.

Quem precisar ir para o bairro de São Pedro, deverá seguir pela Lúcio Meira até o cruzamento com a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada. Esses desvios acontecem a partir das 14h.  

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 31 de agosto, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, a partir das 7h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto.

Durante a próxima semana, que antecede a competição, as secretarias de Turismo e de Segurança Pública estarão colocando faixas na cidade para explicar aos comerciantes e à população o dia, horário e esquema de trânsito em Teresópolis.

O Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, pede aos motoristas que evitem estacionar os veículos nas ruas interditadas. “Considerando que o trecho compreendido entre a esquina da Rua Jornalista Délcio Monteiro com a Avenida Lucio Meira até a esquina da Francisco Sá estará em mão dupla na pista sentida Várzea, solicitamos aos condutores que não estacionem seus veículos na noite do dia 29 para o dia 30 neste trecho, pois estará interditado”, disse Alves, acrescentando que todo o trajeto dos ciclistas será acompanhado pela Guarda Municipal, que estará em locais estratégicos orientando o trânsito.

Esquema de trânsito na Serra

Os ciclistas do Tour do Rio passarão pela Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) no dia 31 e, para a segurança dos atletas, o trecho entre os quilômetros 89 e 104 será fechado das 6h40 às 8h30 pela CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), administradora da via.

A interdição do tráfego na Serra visa dar maior segurança tanto aos usuários da via como a todos os envolvidos no Tour do Rio de Ciclismo 2013 que, entre outras entidades, conta com o apoio da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), da Polícia Rodoviária Federal e das Prefeituras de Teresópolis e de Guapimirim.

Em função desta interferência no tráfego, a CRT pede aos motoristas para que programem os seus deslocamentos para evitar o trecho da Serra no dia 31 entre 6h40 e 8h30.

Tour do Rio de Ciclismo 2013
A quarta edição do Tour do Rio, a maior competição de ciclismo do Brasil e o maior evento do gênero na América Latina, começa neste domingo, 25. Dividido em cinco etapas, o Tour percorrerá cerca de 830km e terá início na Praça do Ó, na Barra, Rio de Janeiro, às 10h. Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras são as cinco cidades que compõe o roteiro. Ao todo, 108 ciclistas divididos em 18 equipes – 10 nacionais e 8 internacionais - participarão da competição.

Nas cidades em que o Tour do Rio passará, haverá a ação socioeducacional ‘Adeus Rodinha’, onde a equipe organizadora irá ajudar crianças a se despedirem das rodas de proteção acopladas às bicicletas, além de ensinar regras de trânsito aos pequenos.

O prêmio para a equipe vencedora será de R$ 250 mil. A chegada, prevista para 1º de setembro, será na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, às 11h. Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios. A cada etapa, os melhores atletas em categorias específicas são premiados e, assim como o líder da prova, podem ser identificados por diferentes cores de uniforme em meio ao pelotão.

Líder: líder geral da prova ostenta uma camisa amarela para se destacar dos demais. O campeão do Tour leva a camisa para casa. É o objeto mais desejado por todos os ciclistas.
Montanha: Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme,  sinalizado com um adesivo na estrada, fica com o prêmio de “montanhista” e, na etapa seguinte, veste a camisa branca com bolas vermelhas, que o identifica como vencedor desta categoria.
Meta-Volante: É a marca atingida pelos atletas de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida. A marca também é sinalizada no chão e o primeiro a ultrapassá-la tem o direito de vestir a camisa verde.
Sub-23: A categoria Sub-23, representada pela camiseta branca, segue as mesmas regras do Líder da competição, porém é direcionada aos atletas com menos de 23 anos.

A vitória em cada categoria desconta alguns segundos da soma total de tempo de cada atleta para aproximá-lo da vitória. Além disso, uma parte dos R$ 180 mil da premiação total do Tour do Rio se divide entre os três vencedores de cada etapa.

Fim de semana de atrações no Festival da Cultura Popular


Shows, dança e oficinas neste sábado e domingo na Casa de Cultura


           
 Com inúmeras atrações, prossegue até domingo, 25 de agosto, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Festival da Cultura Popular. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e ainda a concessionária de energia Ampla, o evento tem entrada franca e traz a Teresópolis artistas de renome. Dudu Nobre, a dupla Bento e Mariano e Sandra de Sá já passaram pelo espaço, que recebe mais quatro shows neste fim de semana, a partir das 18h: Zé da Onça, Caraforró, Fernando Mello e Wenderson Rosa.

“Com atrações variadas, muita música, ampla praça de alimentação e uma criativa cidade cenográfica, o Festival da Cultura popular foi criado para mostrar a diversidade e a beleza da cultura brasileira, em suas mais diferentes manifestações. Está sendo um sucesso e ainda tem muito mais pela frente durante todo o fim de semana. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O evento teve início na quarta-feira, dia 21, com as atividades do Consciência Ampla Cultural, que faz parte do Festival da Cultura Popular. À noite, a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito Arlei e um bate-papo com o cantor e compositor Dudu Nobre, mediado pelo ator Patrick Dadalto. Em seguida, o primeiro grande show do festival, com Írio Lima, que animou o público no palco concha montado no anfiteatro da Casa de Cultura.
 
Na quinta, 22, as atividades do Consciência Ampla Cultural continuaram nas dependências da Casa de Cultura, com oficinas durante todo o dia voltadas para os alunos da rede municipal, tendo como tema 'O Brasil que você ainda não conhece'. O desenhista Daniel Azulay foi a atração principal da tarde e divertiu as muitas crianças presentes.  À noite, novamente show do lado de fora da casa, desta vez com a dupla Bento e Mariano, que agradou em cheio as dezenas de pessoas presentes.

Em uma apresentação pra lá de animada, a dupla agitou o público com um show eclético, reunindo sucessos do sertanejo universitário, como 'Veneno', 'Só vou beber mais hoje' e 'Amiga da minha irmã', clássicos do estilo, como 'Evidências' e 'É o amor', e ainda diversos outros ritmos, passando inclusive pelo rock e o funk. Músicas de autoria da dupla, como 'Eu e você', também fizeram parte do repertório.

Cariocas, Bento e Mariano ficaram encantados com o público teresopolitano. “Foi nossa primeira vez em Teresópolis e simplesmente maravilhoso. Para nós, foi uma grande honra participar de uma festa como esta, que valoriza a cultura”, comentou Bento. “Teresópolis está de parabéns pela festa. Uma bela estrutura e ainda mostra a superação de uma cidade que sofreu tanto em 2011”, completou Mariano.

Nesta sexta, 23, foi realizado o último dia de atividades do Consciência Ampla Cultural e, à noite, a cantora Sandra de Sá foi a grande atração. Promovido pela Ampla, em parceria com a Secretaria de Cultura, integrando o Festival da Cultura Popular, o Consciência Ampla Cultural contou com uma série de atividades realizadas nas dependências da Casa de Cultura. Mais de 2.000 crianças passaram pelo local e participaram de oficinas de música, danças típicas, brinquedos e pintura, além de receber noções sobre economia de energia. No teatro, ritmos como o maracatu e o coco de roda foram apresentados pelo Grupo Cazumbaque e histórias foram interpretadas pelo Baú que Conta e Canta. O evento teve ainda literatura de cordel, exposição de fotografias e um documentário.

Os muitos alunos que passaram pelo local curtiram as atividades. “O que mais gostei foi a oficina de brinquedos. Mas também aprendi que temos que apagar as luzes em casa quando não precisamos”, disse a pequena Ane Soares Moreira, de sete anos, aluna da Escola Municipal Silvio Amaral. Pedro Victor Malheiros, de oito anos, concordou. “Eu achei muito legal, principalmente as oficinas de pintura e de brinquedos. Fiz uma água-viva”, comentou o menino, aluno da Escola Municipal Chiquinha Rolla.

Professora da rede municipal, Rita de Cássia Uzeda aprovou a iniciativa. “Bonito, interessante e necessário. Muito legal. São vivências diferentes, importante para a formação dos alunos. Eles  viram de perto o Bumba Meu Boi, a literatura de cordel... Fizeram brinquedos com material reciclado, pintaram. E ainda receberam instruções sobre economia de energia. Para as crianças, tudo isso é maravilhoso”, elogiou.

Atrações de dia e à noite
Neste sábado e domingo, 24 e 25 de agosto, o Festival da Cultura Popular continua, com atrações de dia e à noite. Durante o dia, serão realizadas atividades como oficinas, apresentação de danças regionais e manifestações artísticas. Uma edição especial do Cultura de Raiz vai alegrar a manhã de domingo, 25, no palco do anfiteatro. Já à noite, mais shows para alegrar o público. Zé da Onça e o grupo Caraforró, ambos da Feira de São Cristóvão, se apresentam neste sábado, 24, a partir das 18h, e Fernando Mello (Seu Quixote e Chico Pança) e Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil são as atrações de domingo, 25, também a partir das 18h, encerrando o evento.

Além dos grandes shows, o público pode conferir a decoração confeccionada pela Secretaria de Cultura especialmente para o Festival da Cultura Popular. A fachada cenográfica, criação do designer e artista plástico Ricardo Guarilha, reproduz uma cidade de interior e encanta quem passa pela Praça Juscelino Kubitschek. A festa conta ainda com ampla praça de alimentação, onde podem ser encontrados os mais variados quitutes típicos de um bom 'arraiá': de churros a salsichão, passando por bolos, caldos, churrasquinho, etc. Explorados pelas paróquias católicas do município, os estandes de alimentação terão seu lucro revertido em prol de projetos sociais realizados pelas igrejas. Para a criançada, um parquinho de diversões foi montado e há ainda estandes com brincadeiras, como tiro ao alvo e pescaria. 

Também no local, está montada a feira de artesanato Espaço Mulher que, excepcionalmente neste fim de semana, está funcionando na Praça Juscelino Kubitschek, dentro do Festival da Cultura Popular. Artesãos do Cultura de Raiz também participam. Nos estandes, estão à venda artigos em artesanato, como quadros, peças em tricot, pintura e bordado, entre outros itens.

Programação:


24 - Sábado14hCapoeira - Mestre Cidinho
15hParlendas e Adivinhas
16hMaracatu - Írio Lima
17hBumba meu boi
17h45Ballet "Esmeralda" com Rafaela Ribeiro
18hZé da Onça e sua Gente
20h30Caraforró
25 - Domingo10hCultura de Raiz
14hCapoeira e Maculelê - Mestre Sorriso
15hBumba meu boi
16hQuadrilha - Grupo Folclórico Brega e Chique
18hFernando Melo - 'Seu Quixote e Chico Pança' 
20h30Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil