sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Gustavo Tutuca: ‘Dobraremos o número de unidade Faetec no Estado do Rio’

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado tem objetivo de construir 46 novos Centros Vocacionais Tecnológicos até o final de 2014
$alttext Região - Cumprindo sua agenda de visitas técnicas pelo Estado do Rio, o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, visitou a cidade de Sapucaia e Paraiba do Sul, no final do mês de julho, para o reconhecimento dos terrenos que futuramente receberão instalações de novas unidades do Centro de Vocação Tecnológica (CVT). Gustavo Tutuca reiterou seu compromisso em levar a implantação e ampliação de cursos nas unidades, mantendo assim a qualidade no ensino com a chancela Faetec.  
Em Sapucaia foram três locais analisados pela equipe técnica da Faetec, para escolher entre um deles, o qual receberá as obras que, está prevista para começar após a escolha do terreno. “Nossa meta é a construção de 46 novos Centros Vocacionais Tecnológicos até o final de 2014. Será um investimento de R$ 93 milhões. Para termos ideia, a terceira rodada de cursos profissionalizantes deste ano ofereceu 79 mil vagas e teve mais de 190 mil inscritos. Estamos trabalhando para ampliar as ofertas de vagas e possibilitar opções em áreas que ainda não foram ofertadas” afirma o secretário Tutuca, lembrando que o CVT mais próximo de Sapucaia é o da cidade de Três Rios.  
Atualmente, a unidade Cetep de Paraíba do Sul, oferta os cursos para Auxiliar em Administração em Redes, Espanhol, Informática, Inglês, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Editoração Eletrônica. Com a possibilidade de construção de outra unidade da cidade, fomenta a vinda de novas oportunidades de qualificação por meio de novos cursos e ampliação de vagas. “Estamos em discussão com a prefeitura, e queremos a comunidade presente nessas conversas também, em que estamos propondo melhorias para o Cetep de Paraíba do Sul. Nossa visita, enquanto Secretaria de Estado, vem trazer nosso compromisso com a comunidade” explica Tutuca.  
A implantação de Centro Vocacional Tecnológico (CVT) faz parte das ações desenvolvidas pela secretaria de Ciência e Tecnologia com o objetivo de contribuir para em promover o acesso ao conhecimento para impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e profissional. “O Estado vive um crescimento benéfico. Vem trazendo para o nosso povo a geração de emprego e nós precisamos capacitar à mão de obra, e estamos fazendo isso. Nossa proposta é trazer novos cursos para unidade de Paraíba do Sul e ampliar os cursos que já existem” finaliza Gustavo Tutuca fazendo um pedido à comunidade que eles continuem confiando nos trabalhos que são ministrados no CETEP, pois hoje é uma instituição que abre portas no Estado, que certifica mão de obra de qualidade para atuarem em diversos segmentos.

Feriados municipais suspendem expediente na Justiça Federal de Campos, São João de Meriti, Teresópolis e Niteró


A Justiça Federal em Campos terá o expediente suspenso hoje, por conta do feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade, São Salvador. A decisão é do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Sérgio Schwaitzer, que determinou ainda folgas em outros três municípios: São João de Meriti (21 de agosto), Teresópolis (15 de outubro) e Niterói (22 de novembro), também devido a feriados locais.
 



 Extra


Estudo da Fiocruz aponta 42 cidades do estado mais vulneráveis aos eventos meteorológicos

Renata Ribeiro, ao lado da encosta que desabou em 2010, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa
Renata Ribeiro, ao lado da encosta que desa

Renata Ribeiro, de 36 anos, lembra-se, como se fosse ontem, da terça-feira, 6 de abril de 2010, quando uma encosta do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, desabou, matando 34 pessoas. Os olhos percorrem a ribanceira, hoje já com alguma vegetação, e o terror daquela manhã fica estampado em seu rosto. A recepcionista conhece na prática o que é a tal vulnerabilidade ambiental, tema de um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Fiocruz. A pesquisa revela que 42 municípios do estado apresentam índice de vulnerabilidade acima de 0,50, que é a média estadual.
Encosta do Morro dos Prazeres desabou em 2010, matando 34 pessoas
Encosta do Morro dos Prazeres desabou em 2010, matando 34 pessoas Foto: Marco Antônio Cavalcanti / 08.04.2010 / O Globo
Essa taxa, que analisa fatores sociais, ambientais e de saúde, classifica as cidades quanto ao grau de atenção que terá que ser dado frente às mudanças climáticas previstas para os próximos 30 anos. Para o cenário mais pessimista, ou seja, com maiores emissões de gases do efeito estufa, os municípios da Região Metropolitana e o seu entorno foram identificados como os mais suscetíveis a sofrerem os impactos do clima.
— Em relação aos demais municípios do estado, a população do Rio está entre as mais vulneráveis. Isso acontece em face aos índices de saúde e do ambiente. A cidade de Niterói apresenta o menor índice de vulnerabilidade social. No entanto, o índice geral é elevado em face a maior vulnerabilidade da saúde e do ambiente — explica a coordenadora do projeto e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Martha Barata.
Segundo ela, dados mostram que vem aumentando a ocorrência de catástrofes naturais, como chuvas intensas que resultam em inundações e desabamentos, além de problemas de saúde, como o avanço da dengue e da leptospirose, bem como o número de mortes relacionadas a esses eventos extremos.
Aumenta a ocupação nas encostas
O paisagista Luís Sérgio da Silva mora num prédio construído sobre uma pedra, na encosta do Morro dos Prazeres: “É seguro”
O paisagista Luís Sérgio da Silva mora num prédio construído sobre uma pedra, na encosta do Morro dos Prazeres: “É seguro” Foto: Paulo Nicolella / Extra
O paisagista Luís Sérgio da Silva, de 56 anos, e outras 19 pessoas moram num prédio construído nos anos 30 sobre uma pedra, na encosta do Morro dos Prazeres. Sob a sua varanda, a ribanceira. Ele, que ajudou a resgatar vítimas do desabamento que aconteceu ali em 2010, diz que o medo passou:
— Naquele dia, dormi perto da porta da rua, para fugir mais rápido. Depois, você vai acostumando. O prédio é firme, atestado por um engenheiro.
Prédio construído na Rua Gomes Lopes, numa encosta do Morro dos Prazeres
Prédio construído na Rua Gomes Lopes, numa encosta do Morro dos Prazeres Foto: Paulo Nicolella / Extra
O que se vê ao redor da construção, no entanto, são casas frágeis, seguindo uma tendência observada pelo estudo da Fiocruz: o aumento do número de habitações erguidas nas encostas.
— Isso vem acontecendo muito, principalmente na Região Serrana, elevando o índice de vulnerabilidade em cidades como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo — ressalta Martha Barata.
Saiba mais sobre o Índice de Vulnerabilidade Geral (IVG)
A composição do Índice de Vulnerabilidade Geral considera setores suscetíveis aos impactos das mudanças climáticas, avaliando aspectos ambientals, sociais e de saúde.
No Índice de Vulnerabilidade de Saúde, foram analisados dados de dengue, leptospirose, leishmaniose tegumentar e mortalidade de crianças menores de 5 anos por diarreia.
No Índice de Vulnerabilidade Social, foram avaliadas educação, estrutura familiar, renda e infraestrutura, para medir a capacidade de resposta frente a catástrofes.
No Índice de Vulnerabilidade Ambiental, foram analisados os setores suscetíveis à mudança do clima, a exemplo da cobertura vegetal e respectiva diversidade biológica, que apresentam relação com a saúde e propiciam serviços ambientais que beneficiam a população, contribuindo para o seu bem-estar e, em última instância, sua saúde.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/estudo-da-fiocruz-aponta-42-cidades-do-estado-mais-vulneraveis-aos-eventos-meteorologicos-9438796.html#ixzz2bUx68rHE

Crise do Leite Leva Mulheres a Vender Leite Materno

Não há uma lei específica que proíba a prática.
120
Caso do leite em pó contaminado por uma bactéria, que levou tanto medo a países esta semana, está incentivando um comércio diferente na China. O governo anunciou nesta sexta-feira (9) que vai endurecer a fiscalização no mercado de leite.
É que a crise no mercado de leite na China fica cada vez mais séria. Eles já não confiavam no leite produzido por lá, pois enfrentaram um caso de contaminação, há cinco anos. Agora, o leite importado apresentou problema. Por isso, muita gente recorre ao leite materno.
Mães estão tirando o leite e vendendo por mais de US$ 800, o dobro do que custaria o leite em pó importado na China. O leite materno, assim, virou mercadoria. E de luxo. Não há uma lei específica que proíba a prática, mas especialistas alertam para o fato de que esse leite não passa por nenhuma fiscalização.
119
Os chineses estão assustados. Em 2008, leite chinês adulterado matou seis crianças. E esta semana, foi retirado das prateleiras leite em pó importado da Nova Zelândia que estava contaminado com uma bactéria que provoca o botulismo.
Fonte: G1

Laudo dos EUA dá Nova Versão a Caso Nardoni


w

Exame foi feito a pedido do defensor de Anna Jatobá e Alexandre Nardoni.


Um laudo produzido nos Estados Unidos pelo Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington University aponta que as marcas nos pescoço da menina Isabella Nardoni, morta em 2008, “não são de mãos humanas”.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo criminalista Roberto Podval, que defende Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina. O pedido para a realização do novo exame partiu do defensor.
Em março de 2010, Alexandre Nardoni foi condenado na primeira instância da Justiça de São Paulo a 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão, e Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella, a 26 anos e 8 meses de reclusão. A menina de 5 anos foi encontrada morta no jardim do Edifício London, em 29 de março de 2008.
caAté a manhã desta quinta, Podval disse ter tido acesso apenas a um resumo do laudo. “Haverá uma apresentação ainda hoje e terei acesso à íntegra do material. O que já posso afirmar por enquanto é que está comprovado que as marcas [no pescoço de Isabella] não são sequer de mãos humanas, quanto mais das mãos de Anna Carolina ou Alexandre, como diz a acusação”, afirmou o advogado. O laudo de 65 páginas foi produzido pela equipe do pesquisador James K. Hahn.
Para a realização do novo laudo, de acordo com Podval, foram usadas fotos e até mesmo moldes feitos das mãos de Alexandre e Anna Carolina. Os moldes seriam usados para a suposta definição de quem seria o responsável pelas marcas que seriam de esganadura, segundo a acusação. Eles sequer foram usados porque, segundo Podval, as marcas não são de mãos humanas. “O laudo não diz o que pode ter causado essas marcas”, afirma. O laudo não encontrou marcas de polegar no pescoço da garota, segundo mostrou o SPTV desta quinta.
Questionado sobre as medidas que serão tomadas pela defesa de Alexandre e da Anna Carolina, Podval afirmou que ainda avalia “as melhores medidas jurídicas para o caso, mas certamente, vamos usar esse novo material na defesa do Alexandre e da Anna Carolina”, disse o defensor ao G1, por telefone, dos Estados Unidos.
Fonte: G1

Dono de bar é preso por tráfico de drogas em Teresópolis, RJ

Operação foi feita no bairro Beira Linha. Estabelecimento já era apontado como ponto da atividade.


A guarnição de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) da Polícia Militar (PM) deTeresópolis, Região Serrana do Rio, conseguiu prender na noite desta quarta-feira (7) um acusado de promover o tráfico de drogas em um estabelecimento comercial no bairro Beira Linha. O traficante, dono do bar onde a droga era vendida, foi flagrado no local e encaminhado à 110ª Delegacia de Polícia, no Alto.

Segundo a polícia, a operação foi feita através de frequentes denúncias anônimas que apontavam o Bar do Paulinho como ponto de tráfico de drogas. A equipe foi ao local e conseguiu flagrar o dono do estabelecimento com a droga, que estava escondida embaixo da caixa registradora. A polícia encontrou 13 papelotes do cocaína.

Ainda de acordo com os policiais, Paulo José dos Santos Costa, de 32 anos, o Paulinho, já era visado pelos agentes. Além da droga, a polícia apreendeu R$ 416 em dinheiro, que seria proveniente da venda do entorpecente. O dinheiro estava no bolso da calça do acusado, que separava a arrecadação do tráfico e do bar.

Carro bate em poste e fere 5 pessoas na BR-495 em Teresópolis, RJ

Acidente aconteceu no início da manhã desta quinta (9), por volta das 6h40. Vítimas foram levadas para o Hospital das Clínicas.


Cinco pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (9) depois de um carro bater em um poste de iluminação pública na BR-495 que liga Teresópolis a Petrópolis, Região Serrana do Rio. A colisão foi no início da manhã, por volta das 6h40. O poste foi derrubado pelo veículo e interditou a via, que ficou fechada na hora do acidente. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as três mulheres e dois homens que estavam no carro foram levados ao Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano. A unidade ainda não informou o estado de saúde das vítimas.

Prefeito participa de seminário sobre desenvolvimento da Baixada

Sem dúvida alguma, a Baixada Fluminense é uma das mais importantes regiões por atrair grandes empresas.
BaixadaO prefeito de Magé, Nestor Vidal, participou de mais uma rodada do seminário Visões do Futuro: Potencialidades e Desafios da Baixada Fluminense, promovido pela FIRJAN- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, nesta quinta-feira, (08\08), na UNIGRANRIO, em Duque de Caxias.
Durante o evento, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez um balanço dos investimentos feitos na Baixada, falou das diferenças entre os municípios e fez projeções dos avanços para a região nos próximos anos.
“As realidades dos municípios são diferentes. Precisamos adequar leis e projetos para cada região. Neste tempo que estamos no governo tiramos projetos que estavam no papel em obras. Mas está cada vez mais difícil fazer isso. O Arco Metropolitano é uma prova disso. Tivemos que fazer cerca de 2.400 desapropriações e preservar 68 sítios arqueológicos. O governo do estado tem investido e reconhece a importância da iniciativa privada. Sem dúvida alguma, a Baixada Fluminense é uma das mais importantes regiões por atrair grandes empresas seja no polo petroquímico, assim como a indústria automotiva”, explicou.
No seminário, apenas o vice-governador, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, falaram sobre os problemas, projetos e sobre o potencial da Baixada. Gouveia Vieira pediu melhorias para a região por parte dos governantes, como forma de manter e atrair mais empresas para o polo industrial.
Ele também destacou a urgência em terminar e ampliar a Via Light, o que desafogaria o tráfego e facilitaria o funcionamento das empresas. A conclusão do Arco Metropolitano e a construção da Transbaixada, melhoria no fornecimento de energia elétrica, água e banda larga foram necessidades apontadas por empresários para alavancar o crescimento da Baixada Fluminense.
Além de Nestor Vidal, participaram do encontro os prefeitos dos municípios de Belford Roxo, São João do Meriti, Guapimirim, Paty do Alferes, Miguel Pereira e empresários que atuam na região.
Fonte: ASCOM/Magé – Fotos- Letícia Passowski