terça-feira, 27 de agosto de 2013

Região Serrana recebe pluviômetros automáticos até 30 de setembro

Ministro Marco Antônio Raupp participou da reunião em Petrópolis.


Pluviômetro (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Pluviômetro automático (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentaram nesta quinta-feira (22) o projeto "Pluviômetros Automáticos". O encontro foi em Petrópolis, Região Serrana do Rio, reunindo representantes de 20 municípios. O evento contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e representantes da Defesa Civil de toda a região.
Durante a reunião foi ressaltada a importância desse projeto para a redução de vítimas de desastres naturais. Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, assegurou que 30 de setembro é a data limite para todo o sistema estar funcionando e destacou que esse projeto só é possível através de uma parceria entre as Defesas Civis municipais, estaduais e a federal.
Na última semana, a analista em Hidrologia do Cemaden, Giovana Luz, esteve em Cantagalox para escolher os locais para a instalação dos pluviômetros. A previsão é que eles comecem a ser instalados na próxima semana. Raupp garantiu ainda que todos os pluviômetros serão instalados ainda este ano. “Não podemos começar mais um ano sem todos esses equipamentos funcionando”, frisou.

Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil, lembrou que este é um dos melhores momentos do sistema de monitoramento da Defesa Civil, mas que cabe aos municípios transformar a tecnologia em ações práticas.

A Defesa Civil esclareceu ainda que isso envolve a vida das pessoas e é necessário muita atenção, já que não se pode admitir erros nos acionamentos de alarmes


Secretaria de Meio Ambiente participa do lançamento do projeto Caminhos da Serra do Mar


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Uma equipe da secretaria do Meio Ambiente de Magé participou, no último dia 15, da inauguração da trilha Caminhos da Serra do Mar, um projeto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) que abrange quatro trilhas: Caminhodo Ouro, Cobiçada Ventania, Caxambu e a travessia Petrópolis-Teresópolis.
O ponto de partida foi no Caminho do Ouro, que começa em Raiz da Serra, bairro do sexto distrito de Magé, e termina em Petrópolis. O projeto tem o intuito de atrair visitantes e praticantes de caminhadas para desbravar a região. O percurso tem 170 quilômetros de extensão e a ideia é que seja percorrido em seis dias.

SERRA-MAR-260813Cada trecho do percurso apresenta um grau de dificuldade. O Caminho do Ouro possui 11,5 quilômetros e é considerado grau leve. Durante o trajeto, além da exuberância da natureza, os participantes comtemplarão pontos históricos de relevâncias, tais como a antiga linha férrea, o caminho de pedra (forma o Caminho do Ouro), a primeira estrada pavimentada do País e a Ponte Grota Funda.
Para Regilaine Rosa, engenheira florestal, e Vanessa Messias, bióloga, que representaram a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Caminhos da Serra do Mar ultrapassa a função de atrair visitantes e torna-se um ponto de apoio para a educação ambiental. "Essa região é estratégica para desenvolver a educação e sensibilização sobre as questõesdo meio ambiente", afirmaram.

Prefeito entrega obras para área agrícola


Inauguração Vala Preta Foto Jorge Luiz 7No final da tarde de sábado (24) o prefeito Nestor Vidal participou do evento de entrega de três pontes e uma passarela na localidade rural conhecida como Vala Preta, no terceiro distrito de Magé. A obra beneficiou centenas de produtores da região, que agora conseguem escoar a plantação com maior rapidez e segurança.
As pontes são manilhadas e com cerca de dois metros de largura cada uma. A construção foi direcionada para que durante o período das fortes chuvas a elevação da água do córrego não prejudique a passagem dos moradores. A passarela possui um perfil de ferro com chapas e corrimão feito com tubulação galvanizada, e permite a passagem de pedestres, bicicletas e motocicletas de pequeno porte.
O prefeito Nestor Vidal destacou o investimento do governo municipal na área agrícola de Magé e a melhora dos níveis de produção do setor.
"Quero salientar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Sustentável nessa região. A prefeitura prepara a terra e investe em assistência técnica, e por isso, a produção da região está sendo barateada e tornando-se extremamente competitiva. Os produtores conseguem aumentar o faturamento e empregar mais mão de obra. Temos que destacar também a parceria com a Emater e com o Banco do Brasil. Estamos no caminho certo para crescer ainda mais e tomar o nosso lugar de destaque no cenário fluminense da agricultura".
O secretário de Agricultura Sustentável, Aloisio Sturm, ressaltou a política pública de investimento no setor rural e a capacidade do produtor de Magé.
"Tenho muita felicidade em desenvolver esse projeto de trabalho para tornar o setor agrícola do município em um exemplo para as demais cidades fluminenses. Os trabalhadores de Magé estão engajados e podemos ver os resultados positivos da união refletindo na produção. Não podemos esquecer o trabalho da Emater e de seus profissionais. Essa obra era uma velha reivindicação, atendida com muito entusiasmo pelo prefeito e que vai ajudar muito a todos os produtores".
Também estavam presentes os vereadores Rogério do Vale, Domingues e Diarone, que observaram o bom trabalho que está sendo desenvolvido pelo governo municipal. 

Parcelamento do IPTU está disponível on-line


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Quem ainda não negociou os débitos tributários, pode emitir o boleto em casa e sem custo adicional. A partir desta segunda-feira (27) o portal da Prefeitura de Magé está disponibilizando o serviço on-line. Clique na imagem ao lado e acesse a página .
Os descontos variam de 50% a 100% de acordo com a forma de pagamento, podendo ser parcelado em até 24 vezes para os impostos vencidos até 31 de dezembro. A isenção cobre o ISS, IPTU e as taxas de alvará e vigilância sanitária, inscritos ou não na dívida ativa.
Segundo o secretário de Controle Interno, Ottoni Luiz Ferreira, o órgão municipal realizou o levantamento das regiões que apresentam maior taxa de inadimplência, e enviou equipes que estão entregando cartas com as opções de parcelamento do débito. O prazo para negociar e regularizar a dívida sem a incidência de juros e multa é até a próxima sexta-feira, 30 de agosto.

Obras na Posse e Campo Grande em fase de reurbanização


Córrego do Príncipe recebe alargamento de pontes e construção de galerias e barragens

 Os bairros da Posse e Campo Grande, bastante atingidos pelas fortes chuvas de janeiro de 2011, já enxergam as obras de infraestrutura realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os trabalhos visam dar um novo curso para o rio Córrego do Príncipe, através da construção de galerias, alargamento e reconstrução de pontes para fortalecer a parte estrutural, além da construção de barragens na cabeceira do rio. Com o fim das obras de infraestrutura, os bairros começam a ser reurbanizados.

Ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior já foram construídas galerias, com paredes de concreto e degraus que diminuem a velocidade da água. Escavadeiras hidráulicas auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do rio, bem como na construção das galerias. No Campo Grande, serão construídas barragens que visam conter o grande volume de água no período de verão, evitando assim novos desastres.

As galerias na altura da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, na Posse, já foram finalizadas. O bairro também está recebendo a reconstrução de pontes de acesso, destruídas pela força das águas. Em Campo Grande, uma nova ponte, executada dentro das mais modernas técnicas de construção, já foi finalizada para facilitar o acesso dos moradores da comunidade de Iconha.

Ao longo das margens do Córrego do Príncipe já está sendo feito o trabalho de reurbanização. Mudas de árvores, flores e gramado estão sendo colocados para compor o parque fluvial que fará parte da nova paisagem do local.

As obras nos bairros da Posse e Campo Grande fazem parte do “Projeto Rios da Serra: Teresópolis. Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí”. O objetivo é amenizar impactos ocorridos pelas chuvas em janeiro de 2011, incluindo a construção de um parque fluvial às margens dos rios Príncipe e Imbuí. O parque vai proporcionar a preservação ambiental do local, assim como das margens do rio, pois investe no reflorestamento e na recuperação da faixa marginal; facilita o escoamento das águas pluviais; e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando uma opção de lazer.

MAIS UMA CONQUISTA DO VEREADOR MAURICIO LOPES PARA O BAIRRO DA BEIRA LINHA


Reforma da Praça Francisco Graciano da Silvana Beira Linha: ponto de ônibus, passarela de pedestres, encosta e guarda-corpo já estão prontos  

 Uma equipe de trabalhadores com máquinas e equipamentos continua atuando nas obras de reforma da Praça Francisco Graciano da Silva, próximo à Boca do Túnel, na Beira Linha. Mais de mil metros de contenção, passarela de pedestre e a nova cobertura do ponto de ônibus já estão prontos. Acima da praça, a Servidão Fernando Fernandes também ganhou 50 metros de guarda-corpo, para garantir a segurança dos moradores que diariamente passam por ali. A praça contará ainda com uma quadra esportiva e brinquedos para o parquinho infantil.
Sob a supervisão geral do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, e coordenação do subsecretário da pasta, Tião Correia, a ação envolve várias modificações do espaço. “Estamos construindo uma nova praça com mais segurança e opções de lazer com quadra de esportes para os maiores e brinquedos para os menores. O ponto de ônibus também foi melhorado com assentos e cobertura maiores. Estamos fazendo o possível para dar mais conforto à população deste bairro”, disse o secretário da pasta, Denílson Moraes.

Os projetos de melhorias incluem desde a reforma do piso até as obras de contenção, como explica Tião Correia. “Mesmo com a chuva fina estamos trabalhando e já temos 60% das obras prontos. Acredito que, se o tempo permanecer bom, no máximo em 45 dias o Prefeito Arlei estará entregando a pracinha à população. Já construímos o muro de contenção e a passarela de pedestre com 37 metros de extensão e piso intertravado. Resta ainda colocar o guarda-corpo e os dois pisos da praça. Todas as encostas que circundam a praça receberão o trabalho de contenção”, disse.
Tião explicou ainda que a equipe adotou uma dinâmica de trabalho para acelerar a revitalização. “Depois que passamos a levar a massa de concreto até o topo do morro, através de uma carretilha, a execução das tarefas adiantou bastante”, concluiu.


13º Encontro de Veículos Antigos atrai grande público e reúne mais de 160 raridades

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 Um clima de nostalgia invadiu Teresópolis no fim de semana, durante o 13º Encontro de Veículos Antigos, uma realização do Volks Clube e a Prefeitura de Teresópolis. Antigomobilistas de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo fizeram da cidade ponto de encontro para relembrar épocas passadas e apreciar o charme de raridades das décadas de 1950 a 1980. Um público expressivo conferiu mais de 160 veículos, nacionais e importados, originais e modificados, todos em exposição no pátio da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, na Várzea.

Dodge Station Wagon 1950, Dodge Kingsway 1952, Mini Jipe 1952, Chevrolet Bel Air 1955, Chevrolet Lotação 1957, Jipe Willys 1957, Cadillac DeVille 1959, Vemag Belcar 1962, Aero Willys 1966 e Galaxie 1968 foram alguns dos modelos luxuosos e que causaram sensação. Sem contar outras raridades, como Ford Landau, Porsche, Puma, MP Laffer, Mercedes Benz, Opala,  Volkswagen TL, Rural, os tradicionais Fuscas e Brasílias. A feirinha de peças e acessórios também fez sucesso e foi bastante procurada pelos colecionadores interessados na manutenção dos seus antigos.

“Maravilhoso. Tivemos um público muito expressivo, com quantidade e qualidade de veículos. Muitos modelos e carros raríssimos, como o Cadillac DeVille 1959, que foi premiado como o melhor veículo importado do evento. O melhor veículo nacional foi o Landau 1979, carro que na década de 1980 transportou o Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil. Estamos realizados, foi muito bom”, comemorou Joel Seixas, presidente do Volks Clube Teresópolis.

No total, 40 veículos foram premiados com o troféu de destaques do evento, entre nacionais e importados. A avaliação foi feita pelos presidentes de clubes de carros antigos presentes no evento, respeitando os quesitos de originalidade e conservação.

O secretário municipal de Turismo, Henrique Carregal, também avaliou positivamente o encontro. “Sucesso total, um grande número de inscrições, carros antigos de valor inestimável, com nossos restaurantes e hotéis movimentados. Esse evento é muito importante e deve permanecer no calendário do município, pois gera uma receita significativa na nossa economia. Parabenizo Joel Seixas por todo o esforço para fazer um evento desse nível”.

“Esse evento representa um processo cultural que faz a diferença na cidade. É importante que seja mantido no calendário do município, para que os mais jovens se enriqueçam com o resgate da história”, avaliou o vice-prefeito, Márcio Catão, na abertura oficial do encontro na última sexta-feira, 23, em solenidade realizada no Teatro Municipal.

Saudosismo
Colecionadores orgulhosos exibiram suas preciosidades durante o 13º Encontro de Veículos Antigos. Entre eles, os secretários municipais de Educação, Leonardo Vasconcellos, com sua Brasília 1981, e o de Governo, José Carlos Cunha, com cinco carros: Vemag Belcar 1962, Fusca 1967, MP Lafer, Volkswagen TL e Puma. “Coleciono carros antigos desde garoto e fiz questão de trazer os veículos para prestigiar o evento”, disse Cunha.

Quem também marcou presença foi Leonardo Campos Filho, do Clube Amigos do Antigo, que dá continuidade à tradicional Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. O evento comemorou a sua 31ª edição de sucesso no último mês de julho. “Sempre participo do encontro realizado pelo Volks Clube, da mesma forma que o Joel Seixas prestigia o nosso. Estamos sempre juntos com a proposta de movimentar o turismo na cidade”, enfatizou Leonardo, dono de um Opala 1977.

O Ford F1 1951 foi um dos carros que mais chamou a atenção dos visitantes. Com algumas atualizações, o veículo do colecionador Hamilton Carvalho, de São Pedro da Aldeia/RJ recebeu o prêmio de destaque do encontro. “Eu diria que é um carro customizado, com detalhes mais modernos, como direção hidráulica, motor atual e a cor, que não era comum na época”, relatou Hamilton, que sempre participa de eventos desse tipo. “É bom demais ver um carro nosso causando sensação”, comentou.

O empresário Roberto Branco, de Teresópolis, exibiu o Jeep Willys militar 1957, que adquiriu recentemente para o filho, Nicolas Scavone Branco, de 15 anos. “Desde pequeno gosto de carros, em especial dos antigos. O que me desperta o interesse neles é o estilo, eles têm personalidade e um design que marcaram época”, opinou Nicolas, que pretende aumentar a sua coleção.

Dono de cinco carros – um Volkswagen quatro portas 1970, um Fusca 1972, um Chevette 1976 e dois Pumas conversíveis, o empresário Renildo Alves Teixeira, de Teresópolis, marcou presença mais uma vez na exposição. “Participo de mais ou menos 15 encontros desse tipo por ano, em todos os estados da região Sudeste, sempre divulgando o nome de Teresópolis”, disse ele na abertura oficial do Encontro.

Visitantes
Realizada na última sexta-feira, dia 23, no Teatro Municipal, a abertura oficial do 13º Encontro de Carros Antigos de Teresópolis reuniu representantes de vários clubes. O presidente do Veteran Car Club de Vitória/ES, Fernando Menezes, veio à cidade para mostrar o seu xodó, um Opala 1972. “Este é um dos eventos que nós, capixabas, mais frequentamos. Automóvel antigo também é cultura, porque além de fazer e rever amigos, em encontros como esse se revive uma época de glória”, opinou o colecionador, que possui nove carros antigos.

O diretor regional da Federação Brasileira de Automóveis Antigos. Gerôncio Bragança, enalteceu a parceria da Prefeitura na realização do 13º Encontro de Veículos Antigos. “Sem a parceria do poder público é muito difícil fazer qualquer evento. Nós preservamos a cultura do automóvel antigo, mas também geramos divisas, movimentando o comércio e o turismo, o que é bom para a cidade”.

O presidente do Clube de Automóveis Antigos Rio-Minas, Ricardo Deslandes, também salientou a atuação do Governo Municipal na promoção do evento. “Nem toda prefeitura tem a visão de preservar uma cultura, e isso demonstra o dinamismo dessa administração municipal”.

Também foram parceiros na realização do 13° Encontro de Carros Antigos a Federação Brasileira de Automóveis Antigos, Associação Comercial de Teresópolis, Sincomério Teresópolis e várias empresas da cidade.

Estrada Velha Estrela

A História dessa estrada confunde-se com a História do Brasil, mais precisamente com o Império. 
Devido ao clima atrativo, D. Pedro II fundou Petrópolis e ofereceu aos seus habitantes e visitantes a primeira estrada pavimentada do país. Por ali o imperador e sua família viajavam sempre à Cidade Imperial.
Iniciando o seu percurso na Vila Inhomirim (Raiz da Serra – Magé, RJ), a Serra Velha Estrela apresenta ao visitante uma imensa oportunidade de vislumbrar o belo. São 14 km de emoção, alegria, fé e Cultura.
As montanhas dão um espetáculo a parte, apresentando-se majestosa como a realeza que durante o séculos esteve presente na alma brasileira…
… Deixando a tudo com a rara sensação de esplendor.
Preservação (mesmo que poder público se omita regularmente) é o clamor de todos que amam a Natureza.
A solidariedade também esta presente num programa de assistência aos dependentes químicos, que funciona através da filantropia e tem a coordenação da Igreja Católica.

A força do trabalho, na fábricas, durante séculos movimentou a economia do lugar, dando emprego, formando e até escravizando pessoas. Tudo em nome do progresso.

O início do boom econômico começou com a criação, pelo Barão de Capanema, da Fábrica de Papel; Com o fim da primeira, foi erguida a Fábrica Manufatura de linha Estrela;
E finalmente a Companhia de Tecidos Cometa.
As fábricas que ali funcionavam empregavam adultos, jovens e até menores de idade de ambos os sexos.
A jornada de trabalho era longa (12 horas diárias para todos e quem se recusasse era punido). Em dos maiores batalhadores pelas oito horas de de expediente foi o tecelão Oscar Vianna (Companhia de Tecidos Cometa).
A estrada também comportou um Estação Ferroviária, a “Meio da Serra” (inaugurada em 1883 e desativada em 1964). É o nome como é conhecida também a localidade entre Raiz da Serra (Magé) e Petrópolis.
A religiosidade é outra força daqueles 14 mil metros. Diversas religiões têm seus templos e espaços para a prática da fé.
Igrejas, Centros, Barracões e Terreiro das afro religiões estão espalhados em toda sua extensão, elevando a espiritualidade de seus membros e frequentadores.
Mas toda essa riqueza cultural não seria possível se as pessoas não fossem atuantes e amassem o lugar. Não energizassem, não alimentassem com vida as comunidades que vivem em toda sua extensão.
São historiadores, aposentados, estudantes, comerciantes…
… Gente simples, da fé e dedicada…
… Bom vivants, poetas…
Assim é a Serra Velha Estrela, uma junção de tantas coisas maravilhosas que o resultado é a ‘Doce Vida’.
(Agradecimentos especiais Célio Roberto Gastalbo, pelas informações precisas para que eu pudesse produzir essa matéria).
Postado por Guará Matos em Comunicação e Informação, cultura