terça-feira, 27 de agosto de 2013

13º Encontro de Veículos Antigos atrai grande público e reúne mais de 160 raridades

​​
 Um clima de nostalgia invadiu Teresópolis no fim de semana, durante o 13º Encontro de Veículos Antigos, uma realização do Volks Clube e a Prefeitura de Teresópolis. Antigomobilistas de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo fizeram da cidade ponto de encontro para relembrar épocas passadas e apreciar o charme de raridades das décadas de 1950 a 1980. Um público expressivo conferiu mais de 160 veículos, nacionais e importados, originais e modificados, todos em exposição no pátio da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, na Várzea.

Dodge Station Wagon 1950, Dodge Kingsway 1952, Mini Jipe 1952, Chevrolet Bel Air 1955, Chevrolet Lotação 1957, Jipe Willys 1957, Cadillac DeVille 1959, Vemag Belcar 1962, Aero Willys 1966 e Galaxie 1968 foram alguns dos modelos luxuosos e que causaram sensação. Sem contar outras raridades, como Ford Landau, Porsche, Puma, MP Laffer, Mercedes Benz, Opala,  Volkswagen TL, Rural, os tradicionais Fuscas e Brasílias. A feirinha de peças e acessórios também fez sucesso e foi bastante procurada pelos colecionadores interessados na manutenção dos seus antigos.

“Maravilhoso. Tivemos um público muito expressivo, com quantidade e qualidade de veículos. Muitos modelos e carros raríssimos, como o Cadillac DeVille 1959, que foi premiado como o melhor veículo importado do evento. O melhor veículo nacional foi o Landau 1979, carro que na década de 1980 transportou o Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil. Estamos realizados, foi muito bom”, comemorou Joel Seixas, presidente do Volks Clube Teresópolis.

No total, 40 veículos foram premiados com o troféu de destaques do evento, entre nacionais e importados. A avaliação foi feita pelos presidentes de clubes de carros antigos presentes no evento, respeitando os quesitos de originalidade e conservação.

O secretário municipal de Turismo, Henrique Carregal, também avaliou positivamente o encontro. “Sucesso total, um grande número de inscrições, carros antigos de valor inestimável, com nossos restaurantes e hotéis movimentados. Esse evento é muito importante e deve permanecer no calendário do município, pois gera uma receita significativa na nossa economia. Parabenizo Joel Seixas por todo o esforço para fazer um evento desse nível”.

“Esse evento representa um processo cultural que faz a diferença na cidade. É importante que seja mantido no calendário do município, para que os mais jovens se enriqueçam com o resgate da história”, avaliou o vice-prefeito, Márcio Catão, na abertura oficial do encontro na última sexta-feira, 23, em solenidade realizada no Teatro Municipal.

Saudosismo
Colecionadores orgulhosos exibiram suas preciosidades durante o 13º Encontro de Veículos Antigos. Entre eles, os secretários municipais de Educação, Leonardo Vasconcellos, com sua Brasília 1981, e o de Governo, José Carlos Cunha, com cinco carros: Vemag Belcar 1962, Fusca 1967, MP Lafer, Volkswagen TL e Puma. “Coleciono carros antigos desde garoto e fiz questão de trazer os veículos para prestigiar o evento”, disse Cunha.

Quem também marcou presença foi Leonardo Campos Filho, do Clube Amigos do Antigo, que dá continuidade à tradicional Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. O evento comemorou a sua 31ª edição de sucesso no último mês de julho. “Sempre participo do encontro realizado pelo Volks Clube, da mesma forma que o Joel Seixas prestigia o nosso. Estamos sempre juntos com a proposta de movimentar o turismo na cidade”, enfatizou Leonardo, dono de um Opala 1977.

O Ford F1 1951 foi um dos carros que mais chamou a atenção dos visitantes. Com algumas atualizações, o veículo do colecionador Hamilton Carvalho, de São Pedro da Aldeia/RJ recebeu o prêmio de destaque do encontro. “Eu diria que é um carro customizado, com detalhes mais modernos, como direção hidráulica, motor atual e a cor, que não era comum na época”, relatou Hamilton, que sempre participa de eventos desse tipo. “É bom demais ver um carro nosso causando sensação”, comentou.

O empresário Roberto Branco, de Teresópolis, exibiu o Jeep Willys militar 1957, que adquiriu recentemente para o filho, Nicolas Scavone Branco, de 15 anos. “Desde pequeno gosto de carros, em especial dos antigos. O que me desperta o interesse neles é o estilo, eles têm personalidade e um design que marcaram época”, opinou Nicolas, que pretende aumentar a sua coleção.

Dono de cinco carros – um Volkswagen quatro portas 1970, um Fusca 1972, um Chevette 1976 e dois Pumas conversíveis, o empresário Renildo Alves Teixeira, de Teresópolis, marcou presença mais uma vez na exposição. “Participo de mais ou menos 15 encontros desse tipo por ano, em todos os estados da região Sudeste, sempre divulgando o nome de Teresópolis”, disse ele na abertura oficial do Encontro.

Visitantes
Realizada na última sexta-feira, dia 23, no Teatro Municipal, a abertura oficial do 13º Encontro de Carros Antigos de Teresópolis reuniu representantes de vários clubes. O presidente do Veteran Car Club de Vitória/ES, Fernando Menezes, veio à cidade para mostrar o seu xodó, um Opala 1972. “Este é um dos eventos que nós, capixabas, mais frequentamos. Automóvel antigo também é cultura, porque além de fazer e rever amigos, em encontros como esse se revive uma época de glória”, opinou o colecionador, que possui nove carros antigos.

O diretor regional da Federação Brasileira de Automóveis Antigos. Gerôncio Bragança, enalteceu a parceria da Prefeitura na realização do 13º Encontro de Veículos Antigos. “Sem a parceria do poder público é muito difícil fazer qualquer evento. Nós preservamos a cultura do automóvel antigo, mas também geramos divisas, movimentando o comércio e o turismo, o que é bom para a cidade”.

O presidente do Clube de Automóveis Antigos Rio-Minas, Ricardo Deslandes, também salientou a atuação do Governo Municipal na promoção do evento. “Nem toda prefeitura tem a visão de preservar uma cultura, e isso demonstra o dinamismo dessa administração municipal”.

Também foram parceiros na realização do 13° Encontro de Carros Antigos a Federação Brasileira de Automóveis Antigos, Associação Comercial de Teresópolis, Sincomério Teresópolis e várias empresas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário