sexta-feira, 26 de julho de 2013

Magé faz opção pela produção de orgânicos

Prefeitura incentiva agricultores a investir em plantações livres dos agrotóxicos



 A Prefeitura de Magé iniciou programa para ampliar a produção de produtos orgânicos. Na terça-feira, agricultores do assentamento da Fazenda Santa Rosa receberam de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura informações sobre a agricultura orgânica. O encontro foi na sede da Associação de Produtores de Santa Rosa, na Capela, em Santo Aleixo. Lá, produtores conheceram princípios da agricultura orgânica.
O engenheiro Luís Henrique Teixeira dos Santos disse que solo de Magé é muito rico e permite produzir o ano inteiro. “O mercado busca orgânicos em outros estados e estamos em um ponto estratégico próximo do Rio de Janeiro”, afirmou.
O mercado busca orgânicos em outros estados e estamos em um ponto estratégico próximo do Rio de Janeiro
Foto:  Reprodução Internet
Teixeira dos Santos explicou que há em Magé 850 agricultores, mas em apenas nove têm certificado de produtores orgânicos. “É a oportunidade de investirem”, afirmou. O secretário de Agricultura, Aloísio Sturm, alega que o número de produtores com o certificado é pequeno porque o processo é demorado.
No futuro 100% da feira será de produtos orgânicos
Foto:  Reprodução Internet
Mas informa que há outros 22 em fase de certificação. Ele explica que, antes de iniciar a produção, é necessário tratar a terra para livrá-la dos efeitos dos agrotóxicos. “É preciso desintoxicar a área de plantio”, diz Sturm.
Sturm diz que vale a pena investir nos produtos orgânicos, mesmo que seu preço de venda mais alto. “Muitos querem um produto limpo, de qualidade. No futuro, 100% da feira será de produtos orgânicos”, afirma o secretário. Hoje, parte dos produtos sem agrotóxicos da cidade é vendida em feiras do Rio de Janeiro; a outra, vai para a Feira do Produtor Familiar de Magé, em Piabetá.


RAPHAEL BITTENCOURT

Nenhum comentário:

Postar um comentário