domingo, 9 de fevereiro de 2014

Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo

Reprodução da Internet
Na tarde deste domingo (9), o advogado Jonas Tadeu e o estagiário Marcelo Mattoso prestaram assistência jurídica a Fábio Raposo, preso por admitir ter entregado a outro homem o rojão que atingiu e feriu o cinegrafista da TV Bandeirantes, na última quinta-feira (6), durante manifestação no Centro do Rio de Janeiro.
Mattoso recebeu uma ligação e a conversa foi ouvida pelo delegado que investiga o caso, que pediu ao estagiário que registrasse em depoimento o que foi falado nessa ligação. A Polícia Civil elaborou um registro chamado “Termo de Declaração”, em que Mattoso afirma que um ativista informou que o homem que acendeu o rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL. O deputado negou a acusação.
Veja o que diz o documento que está registrado na delegacia, o estagiário Marcelo Mattoso, inquirido, disse: que na data de hoje trabalhava como estagiário do Dr. Jonas Tadeu, durante a formalização do cumprimento do mandado de prisão de Fábio Raposo. Que logo após Fábio Raposo ter chegado à delegacia, recebeu em seu celular pessoal duas ligações de uma ativista e manifestante que se identificou como Sininho. E que ela perguntou se o advogado estava precisando de ajuda, pois teria advogados criminalistas à disposição. E que estaria indo com um grupo de manifestantes para a porta da delegacia para se "manifestar como ativistas."
No termo com o depoimento de Mattoso consta ainda que Sininho “perguntou se o advogado estava precisando de ajuda, pois teria advogados criminalistas à disposição e que estaria indo com um grupo de manifestantes para a porta da delegacia para se ‘manifestar como ativistas’”.
De acordo com o relato de Mattoso, em seguida o telefone foi passado para o advogado Jonas Tadeu. Segundo a declaração, “a ativista informou ao advogado que o rapaz que acendeu o artefato que atingiu o jornalista era ligado ao deputado Marcelo Freixo".
Em seguida, aparece uma frase truncada no documento. O texto diz que “o deputado teria à disposição de Fábio Raposo, caso ele precisasse”. Procurado pela reportagem, Jonas Tadeu disse que o deputado teria advogados à disposição de Fábio Raposo.
No fim do documento, está escrito que “Fábio Raposo já estava sendo assistido pelo doutor Jonas Tadeu e que o auxílio não se fazia necessário”.
Ativista foi até a porta da delegacia
O nome da ativista Sininho é Elisa Quadros. Ela foi até a porta da delegacia neste domingo e houve um tumulto na chegada dela. A ativista chamou jornalistas presentes de carniceiros.
Um dos ativistas foi agredido por um cinegrafista depois de ouvir a frase “tomara que os próximos sejam vocês”.

Elisa Quadros deu entrevista na porta da delegacia. Ela confirmou que ligou para o estagiário Marcelo Mattoso, mas negou que tenha oferecido ajuda. “Liguei para o Marcelo”, disse. A ativista explicou por que fez a ligação. Disse que tinha falado com os pais de Fábio Raposo. “Liguei porque a gente falou com os pais dele, com a mãe dele e a gente queria saber o que estava acontecendo”, disse.
Questionada se havia feito alguma oferta, Sininho negou. “Não fiz oferta nenhuma”. Ela confirmou que quis ajudar. “Mas não de forma jurídica, porque não sou advogada. Tem os advogados das manifestações, do movimento da DHHC e a gente queria saber quem estava assistindo ele e que a gente poderia acionar os advogados que inclusive já sabem do caso. E o Marcelo, assistente, falou que não precisava e ponto. A gente veio aqui para saber o que vai acontecer”, afirmou.
Deputado se disse surpreso
Marcelo Freixo é deputado estadual pelo PSOL. Por telefone, se disse surpreso e contou que desconhecia o ocorrido. Depois de ler o termo de declaração prestado na delegacia pelo estagiário, concordou em gravar entrevista.

Freixo afirmou que não conhece Fábio Raposo nem o homem que lançou o rojão, que feriu o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade.
“Se qualquer manifestante ligou para alguém e disse que a pessoa que lançou a bomba tem algum laço comigo, vai ter que provar isso. Se não provar, seja quem for, será processado por isso. Agora tem que realmente confirmar se disse isso. Até agora há uma versão de advogado que não sei quem é afirmando que num determinado telefonema alguém disse isso. Isso tudo é muito suspeito, num momento que isso precisa ser apurado porque não sei quais interesses poderiam estar por trás dessa informação”, disse o deputado.
Ele confirmou que recebeu uma ligação da ativista Sininho na manhã deste domingo. Segundo o deputado ela teria dito “que havia risco, medo de que ele [Raposo] fosse torturado nas prisões. Pedindo ajuda caso fosse torturado. Evidentemente que nem ele nem ninguém pode ser torturado e isso a gente acompanha. Agora daí uma denúncia de que haveria ligação com quem jogou a bomba vai uma distância enorme. Tanto o advogado quanto ela vão ter que prestar depoimento e vão ter que comprovar o que estão dizendo, se é que realmente disseram isso”, complementa.
'É preciso fazer acareação', diz advogado
Em entrevista à Globo no começo desta noite, o advogado Jonas Tadeu e o estagiário Marcelo Mattoso confirmaram as informações que constam no termo de declaração. “Essa moça que eu não conheço perguntou meu nome. Eu dei o nome e ela alegou que estava ligando a mando do deputado e oferecendo uma equipe de criminalista pra defender o rapaz, o Fábio. E que o outro menino também era companheiro dela”, disse Jonas Tadeu.

Segundo o advogado, Sininho afirmou que o rapaz que estava junto com Fábio “era ligado ao deputado”. “Não estou afirmando que o deputado declarou isso. Acho que foi à revelia dele, acho que usaram o nome dele”. Ainda segundo o advogado, é preciso fazer uma acareação com a ativista. “É a minha palavra contra a dela. É uma questão de acareação. Eu estou afirmando pra você a verdade”, disse.
Delegado quer ouvir depoimento da ativista
Em entrevista por telefone, o delegado Maurício Luciano, que investiga o caso, confirmou as circustâncias em que o termo de declaração foi prestado pelo estagiário Marcelo Mattoso.

“O que aconteceu é que durante o depoimento do Fábio, o estagiário do escritório do advogado que o representava recebeu um telefonema em que ele diz que a interlocutora era a Sininho, uma suposta manifestante já conhecida. E ele me disse que o diálogo era que ela estava noticiando alguma coisa envolvendo o Fábio. Iria prestar solidariedade ao Fábio, oferecer assistência jurídica, dizendo que estaria ali representando uma pessoa, um deputado, Marcelo Freixo, e reportou isso pra mim”, disse o delegado.
Maurício Luciano informou que vai convocar a ativista Sininho para depor. “Nós aproveitamos que ela estava nas imediações da delegacia e intimamos para prestar depoimento na terça-feira (11). Vamos fazer a oitiva da Sininho pra ver se ela confirma ou não aquilo que o estagiário afirma que ela teria dito”.
O delegado afirmou também que não descarta ouvir o deputado Marcelo Freixo.
“Nós temos só a declaração de um estagiário, portanto, é tudo muito inicial pra gente fazer qualquer juízo de valor. Essa declaração dele foi de uma maneira genérica, sem explicar que tipo de ligação seria essa. Se profissional, pessoal ou apenas teriam se encontrado em manifestações. Portanto, é muito prematuro fazer qualquer tipo de afirmação, se há ligação ou se não há. Por isso que os depoimentos são importantes e o da Sininho, na terça-feira, será fundamental para esses esclarecimentos”, concluiu.
Fonte:g1

Violência contra mulher: medida restritiva pode sair em até duas semanas



Desde a criação da lei Maria da Penha (nº 11.343), em agosto de 2006, os números de registros de violência física e psicológica contra a mulher, em Petrópolis, vem crescendo. De 322 casos em 2007 o volume de registros saltou para 2.475 em 2012. Um aumento de quase 800%. No ano passado, porém, o número caiu. Foram 1.875 casos, 24,25% a menos. Mas, “ainda é cedo para comemorar”, afirma a analista judiciária Stella Duarte,  que coordena, no Juizado da Violência Doméstica, um grupo de “reflexão para homens agressores”.

Segundo Stella, a lei Maria da Penha ainda é muito recente e vem sendo estudada cuidadosamente. “O que temos percebido é que está havendo uma conscientização maior da mulher que, cada vez mais, entende que precisa denunciar. Nos últimos anos os registros aumentaram muito. No ano passado, foi a primeira vez que houve queda nos registros. Precisamos analisar ainda os motivos, para saber se realmente os casos estão diminuindo”, explica.

Em 2006, quando a lei foi criada, foram 37 casos registrados nos três últimos meses do ano. Depois o crescimento foi quase exponencial. Em 2007, foram 322 registros. Em 2008, foram 175 à mais. No ano seguinte, os números chegaram a 554 registros, que no ano seguinte quase dobrou, com 1.057 casos. O crescimento foi menor em 2011, com 1.123 registros. Mas, em 2012, novamente um salto, 2.475 casos, 55% mais. No ano passado, pela primeira vez houve queda. Apenas entre os dias 1 de janeiro e 6 de fevereiro desse ano, foram 206 registros, dos quais 46,12% (95 casos) correspondem à lesão corporal. Outros 29,61% (61 casos) dizem respeito à ameaças. Foram 869 medidas protetivas expedidas no período.

Um caso que chocou a cidade, recentemente, foi o da jovem Evelyn Machado da Silva, de 23 anos, que depois de uma sequência de agressões e ameaças, iniciadas após o término do relacionamento, em outubro do ano passado, foi vítima, no último dia 13 de janeiro, de 30 golpes de faca, dados pelo ex-companheiro. Ela escapou da morte e se recupera em casa, mas no ano passado, pelo menos quatro mulheres foram vítimas fatais da violência cometida pelo próprio marido.

Em entrevista à Tribuna de Petrópolis, Evelyn chegou a reclamar da demora da justiça ao lidar com o caso dela e do peso que a medida protetiva causou sobre o companheiro. “Ele amassou e jogou em mim, dizendo que um papel não ia impedi-lo de se aproximar de mim”, afirmou na reportagem publicada no último domingo.

Para a analista judiciária da Vara da Violência Doméstica, o caso de Evelyn é delicado. “É difícil prever como o homem que foi acusado de agressão vai receber a medida protetiva. No caso do companheiro dela, que aparentava ser uma pessoa equilibrada, a reação foi violenta”, pondera Stella, que explica que os casos de violência doméstica são tratados como casos de urgência e por isso  as medidas restritivas não demoram mais do que duas semanas para chegar em forma de liminar às mãos do agressor. “Nesse caso, no dia 20 de novembro ela denunciou na delegacia. No dia seguinte, o registro chegou à Vara da Violência Doméstica e chegou às mãos do juiz no dia 22. No dia 26 a decisão à favor da restrição já tinha saído. No dia 3 de dezembro já estava nas mãos do oficial de justiça, que mesmo não encontrando o endereço indicado no documento conseguiu descobrir o novo endereço do intimado”, revela Stella.

Em relação à audiência, marcada para o último dia 29, Stella explica que ela não é obrigatória, como procedimento da lei Maria da Penha e que é feita, por iniciativa do juiz Afonso Botelho, para acompanhar o andamento do caso e saber se a medida protetiva está sendo respeitada. “Normalmente essa audiência é marcada para não mais do que 20 dias depois que a medida protetiva chega às mãos do agressor. Nesse caso, ela teve um intervalo de tempo maior por causa do recesso de final de ano. Ainda assim, a medida já estava tomada e o companheiro dela poderia ter sido preso por desrespeitá-la”, explica.


Reeducação dos agressores

Desde o ano passado, como tentativa de reverter o quadro, um grupo de “reflexão para homens agressores foi criado”. “Foram quatro turmas em 2013 e uma acabou de começar agora em fevereiro. São dez encontros, em que os homens que o juiz entende que podem se recuperar através da medida sócio-educativa, são apresentados ao que determina a lei Maria da Penha, ao ciclo da violência, que normalmente começa com o ciúme e que sofre com a influência, muitas vezes, do álcool e das drogas. Nos últimos encontros ainda nos reunimos com as mulheres deles para saber se os encontros estão surtindo efeito”, relata.

Os resultados, vem surpreendendo a coordenadora do grupo. “Eles melhoram muito. E até agora, felizmente, nenhum deles foi reincidente na agressão. No entanto, de 1875 registros de violência em 2013, apenas 48 agressores participaram da medida sócio-educativa. Ainda é pouco, mas estamos avançando”, afirma Stella.

Créditos: VINÍCIUS FERREIRA

GAROTINHO ANUNCIA AÇÃO CONTRA REVISTA ÉPOCA


: Acusado pela revista Época, das Organizações Globo, de sabotar a política de pacificação das favelas cariocas, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) reagiu e anunciou que entrará com ação judicial contra a publicação. Na reportagem (leia aqui), ele é acusado de atuar em parceria com o ex-chefe de polícia Álvaro Lins para sabotar as UPPs.
 
A resposta de Garotinho foi publicada em seu blog. Adversário histórico das Organizações Globo, ele lidera as pesquisas de intenção de voto, no Rio de Janeiro e diz que a emissora dos Marinho teme sua eventual vitória.

Leia, abaixo, um trecho da resposta de Garotinho:
 

A Época publica na sua edição deste final de semana uma matéria recheada de mentiras, ofensas e ficções, que certamente terá como resultado mais uma ação judicial contra as Organizações Globo com pesada indenização, como, aliás, há sete anos a revista foi condenada em me indenizar em R$ 300 mil, valores da época. 

Sob o título “Garotinho sabotador da pacificação” a revista mistura mentiras com ficção como vocês poderão entender agora. O projeto das UPPs vive no momento uma crise e a Época ao invés de apontar os verdadeiros culpados pelo fracasso do programa afirma que eu através do meu blog consegui desestabilizar a política de segurança do governo Sérgio Cabral. Sinceramente eu não sabia que eu tinha tanto poder e que o meu blog tinha tantos leitores. 

O mais grave da matéria é que esconde dos leitores os reais motivos do fracasso das UPPs. O modelo do Rio não tem similar em lugar algum porque ignorou dois princípios básicos. Primeiro os bandidos do Rio não são presos, como aconteceu na Colômbia e em outros países, pelo contrário recebem aviso prévio para se mudarem temporariamente para outros lugares. Segundo: não existe ocupação social, aliás, Cabral extinguiu todos os programas sociais criados por mim e Rosinha. Com os bandidos soltos e sem ocupação para os jovens o tráfico retoma rapidamente o seu papel. Hoje o depoimento de qualquer morador de comunidade com UPP é que a polícia virou segurança de traficantes. As feiras de drogas funcionam livremente desde que não haja armamento à vista. 

A matéria inventa que eu mantenho um bunker onde recebo dossiês para serem publicados no blog, na Rua Senador Dantas. Gostaria de saber quem trabalha nesse endereço e quem são os funcionários. A revista publica uma foto de 2004, dez anos atrás, quando eu era secretário de Segurança, ao lado de Álvaro Lins, e publica dois diálogos de gravações um ocorrido em 2004 e outro em 2005 como se fossem atuais. É muita cara de pau e anti jornalismo. 

A reportagem escrita num tom de campanha pró-Cabral insinua que eu tenho ligações com traficantes e ignora que os maiores traficantes do Brasil, inclusive Fernandinho Beira-Mar, o maior de todos, foram presos por mim. Cinismo desavergonhado! Logo de quem? Das Organizações Globo. Devem estar preocupados com a minha liderança nas pesquisas para o governo do Estado. 

A matéria aproveita para requentar histórias velhas sem nenhum fundamento e esconde dos leitores que Beltrame recebia salários de marajá, acima do teto constitucional de R$ 26 mil, ele recebia mais de R$ 40 mil, e foi após a denúncia no meu blog, que um advogado conseguiu na Justiça suspender as regalias que recebia no governo de Cabral. Se as Organizações Globo querem achar um culpado pelo fracasso das UPPs bata na porta de Sérgio Cabral. 


Rio 247

MARCO AURÉLIO LANÇA BARBOSA À PRESIDÊNCIA

:  

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, revela: Joaquim Barbosa deve deixar o comando da instituição para se lançar à presidência da República.
A inconfidência foi feita numa entrevista ao jornalista Cabral, publicada na edição deste fim de semana da revista Veja.
– O senhor acha que Joaquim Barbosa deixará o Supremo para se candidatar a presidente da República? – questiona Cabral.
– Eu o vejo um pouco cansado do dia a dia do Judiciário. Posso cometer uma inconfidência porque ele não me pediu que guardasse reserva. Ao entrar para a sessão final do ano judiciário de 2013, ele me disse que já estava participando daquela sessão pela décima-primeira vez. E afirmou que para ele já estava de bom tamanho. Por aqui se ventila muito que ele estaria para sair para se candidatar. Que ele seja muito feliz na nova seara – responde Marco Aurélio.
Na mesma entrevista, Marco Aurélio Mello aproveitou para fustigar o Partido dos Trabalhadores. "Temos de admitir a realidade: houve um evidente desgaste institucional nesses doze anos de governo do PT. Com ataques inaceitáveis ao Ministério Público, ao Judiciário e à liberdade de imprensa".
Ele também se defendeu de sua decisão mais polêmica: o habeas corpus que permitiu a fuga do banqueiro Salvatore Cacciola. "Sempre estive com a consciência muito tranquila. Se precisasse, tomaria a mesma decisão novamente."
Na mesma edição da revista, na coluna Panorama, o mesmo jornalista informa que um assessor de Barbosa fez consultas sobre os benefícios a que ele teria direito caso se aposentasse prematuramente – em mais um sinal de que será candidato à presidência da República. 

LULA BATE DURO EM JOAQUIM BARBOSA: "MOSTRE A CARA"


Edição 247/Fotos: fotospublicas.com/Nelson Jr. - STF:  
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu falar, neste sábado, sobre o julgamento da Ação Penal 470. E mandou um recado duro para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que dá sinais cada vez mais claros de que trocará a toga pela política.
"O grande papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não ficar falando pela televisão o que ele pensa. Se quiser fazer política, entre num partido político e seja candidato, porque senão não tem lógica", afirmou.
Embora não tenha citado nomes, a mensagem parece endereçada a Barbosa porque Lula fez um comentário adicional. "Quando você indica alguém, você está dando um emprego vitalício e o cidadão, se quiser fazer política, que diga: 'Não aceito ser ministro, vou ser deputado, vou entrar num partido político e mostrar a cara. Mostre a cara'". Dos ministros que com maior atuação política na corte, Barbosa é o único indicado por Lula. Gilmar Mendes foi indicado por Fernando Henrique Cardoso.
Neste sábado, em entrevista ao jornalista Otávio Cabral, o ministro Marco Aurélio Mello fez uma inconfidência. Disse que Barbosa deve deixar o STF para ser candidato. Em sua coluna, Cabral também informa que um assessor de Barbosa já consultou a suprema corte para saber que benefícios ele preservará, caso decida mesmo se aposentar precocemente.
Lula fez seus comentários, ao participar de um ato da campanha de Alexandre Padilha, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao comentar o caso do "mensalão", Lula disse que o PT "está sofrendo porque tem companheiros presos" e afirmou ainda que solidariza com todos eles.

DUQUE DE CAXIAS RECEBE PRIMEIRA UPP FORA DA CAPITAL

:
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
A Baixada Fluminense recebeu no dia  (7) sua primeira Unidade de Polícia Pacificadora, que é também a primeira inaugurada pelo governo do estado fora da capital fluminense. A UPP Mangueirinha, próxima ao centro de Duque de Caxias, foi estabelecida pelas forças de segurança no lugar da Companhia Destacada da Mangueirinha, aumentando o efetivo policial para 220 agentes.
"A Companhia da Mangueirinha já foi pensada como uma resposta rápida para um lugar que receberia uma UPP", disse o secretário de segurança José Mariano Beltrame, ao explicar que outras companhias podem seguir o mesmo caminho e se tornarem UPPs.
"Se avaliarmos uma companhia durante 90 ou 120 dias e não funcionar, podemos fazer com que ela vire uma UPP", disse José Beltrame.
A região metropolitana do Rio tem outras companhias destacadas nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Belford Roxo, todas candidatas a receberem uma UPP. De acordo com o governador, Sérgio Cabral, a decisão de transformar uma companhia em UPP é técnica.
Comandante da PM do Rio nega crise nas UPPs após ataque que matou uma soldado
Durante a solenidade o governador Sérgio Cabral reafirmou que deixa o cargo em abril, limite previsto pela legislação eleitoral.

O Complexo da Mangueirinha, segundo o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, era uma das principais favelas da facção criminosa Comando Vermelho na Baixada Fluminense, e ganhou ainda mais importância para o tráfico depois da ocupação do Complexo do Alemão.
Cardoso afirmou que companhia já havia aumentado a segurança no bairro, o que foi sentido no aumento das matrículas da Escola Municipal Hermínia Caldas, onde uma auxiliar de cozinha havia sido ferida por tiros e parte do prédio não era usada por ser considerada vulnerável aos tiroteios.
"As matrículas na escola dobraram. Quando a companhia veio para cá, estava caindo para 350. Agora, já estamos chegando a 800. Talvez essa seja a mudança mais simbólica que tivemos aqui",observou.
A prefeitura foi a responsável pela construção da sede da UPP, no alto do Morro da Telefônica, asfaltou o caminho até a sede da UPP e recuperou dois campos de futebol. A poucos metros da sede da unidade, as moradias são precárias e mais afastadas umas das outras.

Tráfego na rodovia Rio-Petrópolis será alterado para execução de obras

Mudança será no próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Intervenção será feita no km 109 da BR-040 na altura de Duque de Caxias.


Obras no Arco Metropolitano na rodovia Rio-Petrópolis (Foto: Divulgação Ascom Seobras RJ/Érica Ramalho)A interdição será feita para conclusão da demolição
do viaduto (Foto: Divulgação Ascom Seobras RJ/
Érica Ramalho)
No próximo fim de semana, nas madrugadas dos dias 15 e 16 de fevereiro, o tráfego na BR-040, que liga o Rio a Região Serrana, será alterado por causa das obras do Arco Metropolitano. A interdição total será feita nas duas pistas, nos dois sentidos, no km 109 da rodovia, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os motoristas poderão contar com vias alternativas sinalizadas nas duas direções para prosseguir viagem.

A interdição vai ocorrer para a conclusão da demolição do viaduto existente sobre a rodovia. Para acesso aos desvios, os motoristas em direção ao Rio deverão pegar a Estrada de São Lourenço, pouco antes das obras do trevo, passando pela Estrada Dona Teresa Cristina e pela Alameda Paiçandu para daí retornar à BR-040. Quem for em direção a Juiz de Fora, terá de seguir pela Rio-Teresópolis, a BR-116, até Imbariê, próximo à Viação União, e retornar à BR-040.

Para acessar a Rio-Teresópolis (BR-116), vindo da BR-040 (Petrópolis), o motorista deverá prosseguir em direção ao Rio e utilizar o retorno da Reduc, na saída 114. Não haverá alteração para o tráfego que vem da Rio-Teresópolis seguindo no sentido Rio de Janeiro.

Veículos com altura superior a 4,5 metros estarão proibidos de trafegar na rodovia durante os períodos de interdição. Os interessados poderão obter mais informações  sobre as condições de trânsito pelos números das concessionárias que administram os respectivos trechos afetados. 

Ônibus colide com trem em passagem de nível em Guapimirim

ScreenShot086
ScreenShot089Trem da Supervia acaba de se chocar com um veículo coletivo da Empresa Auto Viação Reginas, sábado, 8/2 no centro da cidade de Guapimirim. Até o momento dos atendimentos aos feridos no hospital local, não havia comunicação de gravidade ou rico de morte dos passageiros que ocupavam o coletivo.
No momento do abalroamento vários transeuntes circulavam pelo local, assustados corriam sem saber o que acontecia. A frente do ônibus que faz a linha Central-Guapimirim, ficou totalmente destruída. A Guarda Municipal de Guapimirim foi precisa e rápida na ação de isolamento da área, atuando no desvio do trânsito e ajudando no socorro as vítimas.
 ScreenShot091 ScreenShot090
( Fotos: Richard Équel )
Apesar da gravidade do incidente, nosso correspondente na cidade, Richard Équel, Diretor de Comunicação – Prefeitura de Guapimirim, comunicou a redação que passageiros e maquinista do trem passam bem e deverão ser liberados, já que os registros de atendimento não consta de casos com maior gravidade, apenas escoriações leves.
A Supervia alegou em nota que o coletivo “não respeitou os sinais sonoro e visual da passagem em nível oficial (regularizada e sinalizada), próxima à estação Guapimirim (ramal Guapimirim), e acessou indevidamente a via férrea”.
A empresa também acrescentou em nota que “considera indispensável o isolamento completo da área restrita à circulação de trens e para mudar esse cenário, a concessionária negocia com o governo estadual a implantação do projeto ‘Segurança da Via’, cujo objetivo é realizar a segregação total da linha férrea, com a construção de muros, passarelas e viadutos”. “A implantação desse projeto depende do poder público, pois envolve soluções urbanísticas de acessibilidade, desapropriações e programas sociais”, concluiu a Supervia.

Fonte: mageonline

Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Magé vai atuar junto com o SEBRAE

dimas_640x480
Em busca de promover o desenvolvimento daqueles que investem na própria empresa, a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Magé vai atuar junto com o SEBRAE para realizar o diagnóstico e capacitação dos micro e pequenos empresários.
“Queremos o sucesso de quem investe em nossa cidade e essa iniciativa é uma forma que elaboramos a fim de capacitar esse público para gestão de negócios com maior eficácia. Para isso, analistas do SEBRAE farão atendimento personalizado para cada empresário a cada 15 dias, na sede da secretaria a partir deste mês”, declarou o secretário Dimas de Andrade.
Esse atendimento faz parte da primeira etapa, o Plano de Diagnóstico de Cliente (PDC), que vai gerar o relatório de necessidades. A partir desse resultado, o SEBRAE vai iniciar uma temporada de cursos focados no que esses empresários precisam acrescentar para obter sucesso, segundo a responsável pela Coordenação do SEBRAE da Baixada Fluminense, Thais Ruas Mendes da Silva.
“Vamos realizar o diagnóstico de gestão de 14 empresas por mês. De acordo com o resultado podemos identificar, por exemplo, que a necessidade é o SEBRAETEC, então esses empresários receberão suporte na área tecnológica e nós custeamos 80% das aquisição de soluções”, explicou ela.
A consultoria e capacitação fazem parte da segunda fase desse processo, com cursos focados em grupos de micro e pequenos empresários. O SEBRAE também fará o acompanhamento dos resultados.
Muitas pessoas investem no sonhos de seu próprio patrão na cidade de Magé. Dados da Secretaria de Fazenda, de outubro de 2013, revelam que os Microempreendedores, Empreendedores Individuais e Empresas de Pequeno Porte somam 11.613 empresas. Estima-se ainda que 457 seja informais.
Mais cursos
Além da parceria para atender micro e pequenos empresários, o SEBRAE atua com a Casa do Empreendedor Barão de Mauá realizando os cursos SEI (SEBRAE Empreendedor Individual), voltados ao ensino de como comprar, vender, planejar e ser empreendedor.
Um nova turma está prevista para iniciar e será voltado para a área de beleza: em breve a casa vai oferecer o curso Salão de Beleza, através da coordenação regional do SEBRAE.

LATROCÍNIO NA MANHÃ DESTE SÁBADO EM TERESÓPOLIS.



A Polícia Militar 30º BPM Teresópolis R.J., recebeu na manhã deste sábado 08/02 a informação de que um corpo estaria ás margens da cachoeira conhecida como Cascata do Imbuí, no bairro do mesmo nome, ao chegarem no local os PMs, Sd. De Jesus e Cb. Martins constataram realmente que se trava de um homicídio, tendo em vista a cena na qual foi encontrado o corpo do senhor Edson de Souza de 42 anos conhecido por Edinho das flores, segundo informações Edinho estaria em um posto de gasolina por volta das quatro horas da manhã deste sábado e teria saído no sentido á residência onde dormia vez o outra em Fonte Santa. A polícia busca informações de pessoas que possam ter visto a vítima no próprio carro um VW Fox cinza de placas LST 0978 que foi roubado junto com os documentos da vítima, Edinho era funcionário Público e trabalhava ultimamente na limpeza de ruas durante a madrugada.
QUALQUER INFORMAÇÃO ENTRAR EM CONTATO COM O DISK DENÚNCIA:
2742-7755 OU MESMO O 190
 

Fonte: TV CIDADE canal 09 com Paulo Vicente.

Alunos de Teresópolis, RJ, começam a receber uniformes de verão

Distribuição acontece durante todo mês de fevereiro.
Uniforme é composto de camiseta, bermuda ou saia.


Uniforme de verão é alternativa para os dias de calor intenso (Foto: Ascom Teresópolis)Uniforme de verão é alternativa para os dias de calor
intenso (Foto: Ascom Teresópolis)
Com o início do ano letivo, a secretaria de Educação de Teresópolis, Região Serrana do Rio, iniciou a distribuição dos uniformes de verão para seus alunos, além do material de papelaria, de limpeza e mobiliário escolar em suas unidades de ensino. O trabalho de distribuição prossegue durante todo o mês de fevereiro para atender todas as unidades escolares da rede municipal de educação, assim como todos os estudantes matriculados em 2014.
“Este ano fizemos um planejamento que nos permitiu, durante os meses de férias escolares, abastecer nosso depósito para atender a demanda do início do ano. Só de mobiliário escolar, entregaremos mais de 4.200 unidades em nove escolas, garantindo mais conforto e melhores condições aos nossos alunos”, explicou Leonardo Vasconcellos, secretário de Educação.
Entre as unidades de ensino que recebem novo mobiliário, estão as escolas municipais Ginda Bloch, Sakurá, Manoel Medeiros, Mariana Leite, Francisco Maria Dália e Paulo Freire, além do Centro Educacional Roger Malhardes (Cerom), Centro Educacional Beatriz Silva (Cebes) e Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal). Os uniformes e demais materiais serão distribuídos em todas as escolas.
Entre os alunos, além do material de papelaria que envolve centenas de itens que serão utilizados nas atividades pedagógicas, os novos uniformes de verão compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, fazem tanto sucesso quanto as novas cadeiras e mesas nas salas de aula.
As alunas Geovânia Farias e Ruane Cunha, também do Cedal, vibraram ao receber os novos uniformes. “É muito bom receber isso logo no início do ano, dá até mais ânimo para estudar”, diz Ruane. “Não tem mais cadeiras quebradas na nossa sala, agora está tudo arrumadinho e com mais espaço para gente se ajeitar”, comemora Geovânia