domingo, 9 de fevereiro de 2014

DUQUE DE CAXIAS RECEBE PRIMEIRA UPP FORA DA CAPITAL

:
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
A Baixada Fluminense recebeu no dia  (7) sua primeira Unidade de Polícia Pacificadora, que é também a primeira inaugurada pelo governo do estado fora da capital fluminense. A UPP Mangueirinha, próxima ao centro de Duque de Caxias, foi estabelecida pelas forças de segurança no lugar da Companhia Destacada da Mangueirinha, aumentando o efetivo policial para 220 agentes.
"A Companhia da Mangueirinha já foi pensada como uma resposta rápida para um lugar que receberia uma UPP", disse o secretário de segurança José Mariano Beltrame, ao explicar que outras companhias podem seguir o mesmo caminho e se tornarem UPPs.
"Se avaliarmos uma companhia durante 90 ou 120 dias e não funcionar, podemos fazer com que ela vire uma UPP", disse José Beltrame.
A região metropolitana do Rio tem outras companhias destacadas nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Belford Roxo, todas candidatas a receberem uma UPP. De acordo com o governador, Sérgio Cabral, a decisão de transformar uma companhia em UPP é técnica.
Comandante da PM do Rio nega crise nas UPPs após ataque que matou uma soldado
Durante a solenidade o governador Sérgio Cabral reafirmou que deixa o cargo em abril, limite previsto pela legislação eleitoral.

O Complexo da Mangueirinha, segundo o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, era uma das principais favelas da facção criminosa Comando Vermelho na Baixada Fluminense, e ganhou ainda mais importância para o tráfico depois da ocupação do Complexo do Alemão.
Cardoso afirmou que companhia já havia aumentado a segurança no bairro, o que foi sentido no aumento das matrículas da Escola Municipal Hermínia Caldas, onde uma auxiliar de cozinha havia sido ferida por tiros e parte do prédio não era usada por ser considerada vulnerável aos tiroteios.
"As matrículas na escola dobraram. Quando a companhia veio para cá, estava caindo para 350. Agora, já estamos chegando a 800. Talvez essa seja a mudança mais simbólica que tivemos aqui",observou.
A prefeitura foi a responsável pela construção da sede da UPP, no alto do Morro da Telefônica, asfaltou o caminho até a sede da UPP e recuperou dois campos de futebol. A poucos metros da sede da unidade, as moradias são precárias e mais afastadas umas das outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário