terça-feira, 27 de agosto de 2013

Secretaria de Meio Ambiente participa do lançamento do projeto Caminhos da Serra do Mar


SERRA-MAR2-260813
Uma equipe da secretaria do Meio Ambiente de Magé participou, no último dia 15, da inauguração da trilha Caminhos da Serra do Mar, um projeto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) que abrange quatro trilhas: Caminhodo Ouro, Cobiçada Ventania, Caxambu e a travessia Petrópolis-Teresópolis.
O ponto de partida foi no Caminho do Ouro, que começa em Raiz da Serra, bairro do sexto distrito de Magé, e termina em Petrópolis. O projeto tem o intuito de atrair visitantes e praticantes de caminhadas para desbravar a região. O percurso tem 170 quilômetros de extensão e a ideia é que seja percorrido em seis dias.

SERRA-MAR-260813Cada trecho do percurso apresenta um grau de dificuldade. O Caminho do Ouro possui 11,5 quilômetros e é considerado grau leve. Durante o trajeto, além da exuberância da natureza, os participantes comtemplarão pontos históricos de relevâncias, tais como a antiga linha férrea, o caminho de pedra (forma o Caminho do Ouro), a primeira estrada pavimentada do País e a Ponte Grota Funda.
Para Regilaine Rosa, engenheira florestal, e Vanessa Messias, bióloga, que representaram a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Caminhos da Serra do Mar ultrapassa a função de atrair visitantes e torna-se um ponto de apoio para a educação ambiental. "Essa região é estratégica para desenvolver a educação e sensibilização sobre as questõesdo meio ambiente", afirmaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário