sábado, 25 de janeiro de 2014

Cachoeiras do Rio e Grande Rio são a boa do verão


Carioca ama espuma. No chope. Já quando acontece nas praias, o fenômeno é motivo de preocupação. Quando as algas se proliferam e mostram que o mar não está aprazível para banhistas, é hora de inverter a bússola. Afinal, veranista se preze sabe fugir da água salgada sem perder o prazer do mergulho. Num verão em que a sensação térmica chegou a 51 graus, a onda é fugir do asfalto. Para as cachoeiras.
Cachoeira das Almas: quatro metros de queda d’águaMoradora de Cordovil, a costureira Jelsa Caetano, de 46 anos, partiu com a família ontem para um piquenique no Horto, onde há cachoeiras e poços que garantem a diversão das famílias . Sanduíches de patê de atum, refrigerantes e garrafas de água mineral fizeram a alegria da galera.
— É uma tranquilidade. Não tem arrastão, ladrão, você pode deixar as bolsas tranquila — explica Jelsa.
A filha, Rebeka Pinto, de 14 anos, amou o passeio pela Mata Atlântica:
— A trilha é muito boa de fazer. E a água é doce, geladinha, uma delícia.
Democrático, o passeio na cachoeira atrai pessoas de todas as idades. E credos. Evangélico, o motorista Messias Wellington Dias dos Santos, de 39 anos, não resistiu e entrou na água. De calça comprida. A mulher e a cunhada também não perderam a oportunidade de se refrescar, mas com trajes comportados. Vestiam bermudas e maiôs. Nada de roupas de banho.
— Nós nos divertimos, sim, mas do nosso jeito — dizia Messias, com bom humor e rodeado de crianças.
Já a comerciante Maiara Paloma Gomes de Oliveira, de 25 anos, levou a filha Lana, de apenas 15 dias, para conhecer os encantos do Parque Nacional da Tijuca:
— Não tem restrição do médico, não. Desde que chegou, ela está dormindo tranquilamente. Levei minha filha de 3 anos para Visconde de Mauá assim que nasceu também. E não houve problema algum. Tem lugar melhor para uma criança do que a energia boa da cachoeira?
E não tem idade mesmo para se divertir nas matas. Para o aposentado Carlos Rodrigues, de 70 anos, a melhor trilha é das Paineiras.
— Aquela estrada é linda, com uma vista exuberante de vários pontos do Rio. E a água forte das bicas tira qualquer problema do corpo e da alma. Cura até ressaca!
Dica anotada!

Fonte:Clarissa Monteagudo/extra.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário