sábado, 25 de janeiro de 2014

Número de descargas elétricas em Teresópolis é preocupante

O número de descargas elétricas em Teresópolis, Região Serrana do Rio, preocupa os moradores. Há quase duas semanas, um incêndio em uma fazenda provocado por um raio matou nove cavalos. No local onde estavam as baias também existia uma casa, um escritório e uma farmácia, e tudo foi destruído.
Nos 23 primeiros dias de janeiro já foram registradas 312 ocorrências, número que não é considerado alto pelo grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas, em apenas um dia foram 45 descargas elétricas na cidade.
Em 2013, Teresópolis foi a cidade que mais recebeu descargas elétricas na Região Serrana do Rio. Ao todo, segundo o Inpe, foram 1.583; Petrópolis ficou em segundo lugar ,com 1.578 ; e Nova Friburgo em terceiro,  com 1.320.
Também segundoo Inpe, por ano, cerca de 130 pessoas morrem vítimas de descargas elétricas. E estudos indicam que 80% dessas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como reagir durante as tempestades. O ideal é se afastar de árvores e se proteger em um local coberto, em casa é preciso retirar os eletrodomésticos das tomadas.

Fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário