sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exposição 'Teresópolis, casa da Seleção' é aberta no interior do Rio

Mostra ficará em cartaz até dia 13 de agosto, na Casa da Memória.Público verá registros das passagens da Seleção Brasileira pela cidade.

Com fotos raras, a exposição pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)Com fotos raras, a exposição pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)
Em época de Copa no Brasil, nada como rever as passagens da Seleção Brasileira pela cidade sede do grupo na Região Serrana do Rio. Está aberta ao público a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ que ficará em cartaz até 13 de agosto, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis.
Mostra retrata diversos momentos da Seleção Brasileira em Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura deTeresópolis/Roberto Ferreira)A mostra retrata diversos momentos da Seleção em
Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de
Teresópolis/Roberto Ferreira)
“Teresópolis será a casa da Seleção Brasileira e o centro mundial das atenções. É nessa hora precisamos mostrar ao mundo nossa boa hospitalidade. Como contribuição dentro deste processo, a Secretaria de Cultura montou uma exposição especial, oferecendo aos teresopolitanos, e principalmente aos milhares de jornalistas e visitantes, um atrativo a mais durante a passagem por nossa cidade. São informações, objetos e curiosidades que mostram a importância de Teresópolis na preparação da nossa seleção ao longo das Copas. Vale a pena conferir, conhecer um pouco da extensa história da seleção na cidade e já entrar no clima da Copa do Mundo”, convida o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

A exposição ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.

Exemplares de revista estão entre os itens à mostra em Teresópolis (Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/Roberto Ferreira)Exemplares de revista estão entre os itens expostos
(Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Teresópolis/
Roberto Ferreira)
Em uma das salas, um vídeo especial está em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas. Curiosidades a respeito da Seleção, das Copas do Mundo e do futebol em geral também serão abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha.

Exposição integra programação da Semana de Museus 
Além de contribuir para a recepção dos muitos convidados que o município receberá neste período, a exposição representa também a participação de Teresópolis na 12ª Semana de Museus, que vai até domingo (18) com o tema ‘Museus: as coleções criam conexões’. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, este ano o evento reúne 4.268 atividades, promovidas em 1.337 museus e outras instituições culturais participantes.

Serviço:
Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso na Praça Balthasar da Silveira nº 91, Centro
Visitação: até 13 de agosto, de segunda a sábado, das 13h às 17h
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário