terça-feira, 22 de outubro de 2013

Carro zero não precisará fazer vistoria no dois anos seguintes ao do emplacamento


 Foi ampliado de um para dois anos o prazo em que automóveis zero quilômetro adquiridos a partir de 2012 serão dispensados da vistoria veicular. Com a medida, um carro zero quilômetro comprado em 2012, já isento em 2013, não precisará passar por vistoria também em 2014. A vistoria será necessária apenas a partir de 2015. Os veículos adquiridos em 2013 só terão que fazer o procedimento em 2016.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, os veículos liberados da vistoria deixarão de pagar a taxa de licenciamento anual (hoje em R$ 101,77), nos dois anos seguintes ao da compra do carro. A entrega do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos carros isentos do procedimento vai ocorrer de acordo com prazos de final de placa anunciados pelo Detran.
A medida vai atingir os veículos considerados como de uso não intensivo, ou seja, carros de passeio particulares com capacidade para o máximo de cinco passageiros. E se baseia no entendimento técnico de que, nos três primeiros anos de uso, o desgaste desses carros não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.
De acordo com o Detran, a iniciativa não contempla os chamados veículos de uso intensivo, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes, motos ou utilitários, além de veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário