segunda-feira, 4 de março de 2013

Secretário de Saúde Implementa Convênios Federais.


A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Diz Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 saúde em magé brasilia2   

Com o objetivo de buscar melhorias para a qualidade da atenção básica oferecida em Magé, o secretário Roberto Daiub, participou do Acolhimento Nacional aos Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília na última semana e que reuniu mais de 2 mil gestores da área.
Na abertura do encontro o ministro Alexandre Padilha, convocou os representantes dos municípios para ações unificadas com o Ministério da Saúde. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, enfatizou.
RIK saudeee
Segundo o secretário Daiub, foram renovados três convênios e Magé, ainda foi inserido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que vai enviar médicos recém-formados para atuarem na rede municipal de saúde por conta do Governo Federal. “Esse contato foi de extrema importância, conversei pessoalmente com o ministro que está entusiasmado com os resultados que o município vem alcançando, e ele declarou que a participação da cidade no encontro é mais um fato a ser celebrado e comprova o desejo de ampliar e fortalecer os benefícios na área da saúde”, destacou.
Durante uma das oficinas, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que “é muito importante à aproximação do Governo Federal, que tem um elenco enorme de ofertas de financiamento para investimento e custeio para todos os municípios, independente do porte. Precisamos deixar claros aos municípios que a busca de recursos deve ser na Atenção Básica e nas Redes de Atenção à Saúde, como a Rede Cegonha, o programa Viver sem Limites, e o tratamento e prevenção do câncer”.
Alexandre saude
Os convênios renovados são o Programa de Atenção Básica fixo e variável para liberação de recursos direcionados à reforma, ampliação e construção de Unidades de Saúde da Família (USFs) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); o contrato do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para transferência de recursos para proporcionar a manutenção das equipes e também da renovação da frota que serve o município e também a renovação do contrato do Brasil Sorridente, que realiza atendimento básico à população, que passa a ter acesso também aos tratamentos dentários especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
De acordo com o secretário os recursos vão servir à manutenção dos serviços odontológicos, além da construção, ampliação e reforma dos Centros de Especialidades Odontológicas, incluindo o da Praia de Mauá.

NDr. Daib
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense elegeu o novo presidente, o secretário de saúde de Magé, Roberto Daiub foi eleito, e a vice-presidência ficará com a secretária de saúde de Queimados, Fátima Sanchez. O Cisbaf é responsável por programas e convênios que beneficiam os municípios que fazem parte do consórcio, como o SAMU e p Tele Saúde.
“É muito importante para Magé podermos participar ativamente do Consórcio, o município não costumava participar de nada, e por isso acabava perdendo muito benefícios, contaremos com essa parceria para trazer recursos para melhorara nossos hospitais, postos de saúde e o SAMU, inclusive para o projeto e reforma e gestão da Policlínica de Santo Aleixo”, explicou o secretário de Saúde Roberto Daiub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário