sábado, 24 de maio de 2014

Comércio de Teresópolis espera vender 20% a mais durante a Copa

TERESÓPOLIS - Com a chegada da seleção brasileira a Teresópolis, os holofotes se voltam para a cidade e jogam luz, especialmente, sobre a rede hoteleira e o comércio, setores que anseiam por colher os frutos da esperada circulação intensa de turistas pela cidade.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresópolis, Élcio Féo acredita que o comércio sairá ganhando muito com a Copa. Dono da papelaria Montreal, na Várzea, ele trouxe para a loja produtos como bandeirolas, cornetas, apitos e perucas nas cores do Brasil há cerca de um mês. Porém, clientes começaram a procurar esses artigos apenas nos últimos dias.
- O brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo - brinca ele. - Mas esperamos aumentar o faturamento em pelo menos 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta época do ano, com temperaturas mais baixas, já costuma atrair turistas. Com a seleção aqui, acredito que será ainda melhor.
Para as redes de hotéis, a festa já começou. O InterCity Teresópolis, por exemplo, foi inaugurado no dia 1º de maio com 50% das vagas já reservadas. Localizado no bairro Agriões, próximo à Granja Comary, o hotel teve a data de sua abertura programada justamente para cerca de um mês antes da Copa.
- Já temos unidades em outros dez estados e até em Montevidéu, no Uruguai. Escolhemos Teresópolis para sediar a primeira unidade no Rio exatamente por conta do Mundial. A construção levou dois anos e meio - diz o gerente-geral, Jorge Castelo.
Com quase todos os funcionários bilíngues, o hotel espera recuperar o investimento de R$ 13 milhões, em menos de uma década.
- Em média, um empreendimento de hotelaria dá retorno em dez anos. Com o impulso da Copa, certamente reduziremos esse tempo - espera o gerente de projetos, Márcio Delgado.
Outros hotéis da região também se empenham para se destacar na Copa, como o tradicional Le Canton, que contratou até um chef-consultor, o francês Joel Guerin, para mesclar pratos internacionais com iguarias brasileiras no cardápio.

CLARISSA PAINS 
O Globo

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