domingo, 7 de outubro de 2012

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica: inscrições prorrogadas até dia 10 
publicado em: 30/07/12

Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que tem como objetivos a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT), o evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro.
Entre os objetivos da Jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO. No evento serão formados grupos de trabalho organizados por Linhas de Pesquisa. Os participantes dos projetos do PICPE desenvolvidos em 2011 apresentarão os resultados de suas pesquisas, e os participantes dos projetos em 2012 apresentarão o andamento das atividades previstas, assinalando dúvidas, dificuldades e soluções encontradas, bem como as responsabilidades de cada participante.
Incentivo à iniciação científicaO PICPE é um mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão no UNIFESO, através de projetos propostos por docentes ou por funcionários técnico-administrativos, possibilitando a inserção dos estudantes na iniciação científica mediante processo seletivo. A Instituição investe recursos próprios na concessão de bolsas a docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes que pretendam desenvolver projetos vinculados às linhas de pesquisa institucionais.
ProgramaçãoNa sexta-feira, dia 26, o evento começa às 19h, com a Sessão Solene de Abertura no auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. Logo depois será a entrega do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produtividade Acadêmica – 2011 e 2012. Em seguida acontecerá conferência com o tema “A pesquisa e a iniciação científica no estado do Rio de Janeiro: o papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”, com a participação do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ruy Garcia Marques. Já no sábado, dia 27, a programação acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h com a apresentação e discussão das pesquisas do PICPE 2011 e 2012 pelos grupos de trabalho coordenados por consultores convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário