domingo, 7 de outubro de 2012

Administração, Ciências Contábeis e Direito participam do ENADE em novembro 



No dia 25 de novembro, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) vão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Alunos preparadosSabendo da importância de um resultado satisfatório para todos os envolvidos, os cursos de Administração e Ciências Contábeis desenvolveram um projeto para ser aplicado no decorrer do segundo semestre. “Essa é uma ocasião muito especial, onde cada estudante deve se conscientizar de sua importância no processo, pois ele está se autorrepresentando, representando seu colega de turma e representando sua instituição de ensino. O ENADE é importante para a instituição de ensino, mas talvez seja ainda mais importante para o aluno, já que é um dos componentes que formam o conceito do curso. É este conceito que tem sido considerado por muitas empresas em seus processos de contratação, que acaba sendo um carimbo em seu diploma”, ressaltou a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora Valéria Brites.
“A prova do ENADE é importante não apenas porque é uma ótima oportunidade de autoavaliação, mas, principalmente, porque é uma ferramenta para avaliar e classificar a qualidade do ensino que estamos recebendo. Essa avaliação possibilita que o mercado de trabalho, mesmo que de forma indireta, tenha ciência do grau de conhecimento do profissional, considerando a classificação da instituição onde realizousua formação. Dessa forma, a prova é de fundamental importância, pois através dela o estudante, de alguma forma, tem a oportunidade de influenciar seu futuro profissional”, afirmou Suelen Demani da Silva, estudante do sétimo período de Ciências Contábeis.
“O UNIFESO sempre ressalta, através de seus representantes – Reitor, Direção, Coordenação, Professores, etc. – a importância da realização do ENADE, pois este exame avalia o próprio aluno, bem como a Instituição. Hoje em dia algumas empresas contratam seus funcionários através do CR do aluno e também utilizam, como critério de seleção, a nota da instituição no ENADE, ou seja, caso a nota seja baixa,isso não prejudica somente a imagem da Instituição de Ensino, mas também, e muito, os alunos que estão se formando e ingressando no mercado de trabalho. No meu ponto de vista é fundamental que cada aluno dê o seu melhor, se esforce para fazer uma prova de qualidade, pois o conceito recebido pela instituição é de responsabilidade de todos, ou seja, professores, coordenadores e principalmente dos alunos. Ser graduado por uma instituição que possui nota elevada no ENADE é bom para o currículo do aluno que está se formado e também para aqueles que já se formaram”, ressaltou Deyvison Reis Silva, estudante do oitavo período do de Administração.
Segundo a coordenadora do curso de Direito do UNIFESO, professora Tania Barone, o curso tem se destacado pela melhora no desempenho de seus alunos no ENADE. “E desta vez não será diferente. Juntos vamos em busca do melhor conceito e de mostrar que fazemos Direito”, ressaltou, lembrando que a presença dos alunos inscritos é obrigatória, já que a Instituição fica impedida de emitir a certidão de colação de grau e/ou diploma do estudante. Para Tania um bom desempenho do estudante no ENADE pode refletir na vida profissional do mesmo, uma vez que acarreta o reconhecimento nacional do curso, aponta alunos diferenciados, propiciando maior visibilidade e receptividade no mercado de trabalho. “Desta forma, a obtenção de um bom conceito no ENADE acarretará o reconhecimento da preparação para o exercício profissional e o valor do diploma conferido. Um bom desempenho do ENADE propicia a concessão de bolsas de estudo em cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo MEC, representa os docentes do curso, bem como representa o curso e a sua Universidade em relação aos demais cursos da cidade, do estado e do Brasil”, completou a coordenadora.
Marcelo Goulart Marques, estudante do décimo período do curso de Direito aprova a realização da prova do ENADE. “É uma ótima maneira de testar nosso nível de aprendizado e conhecimento adquirido do primeiro ao último período. Além de também ser uma forma de nos preparar para o exame da Ordem”, afirmou Marcelo, que participou de uma prova preparatória na Instituição no período passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário