quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



Equipes de BH e Brasília visitam Magé para conhecer o 'Monitora Dengue'




Reunião do combate a deng secret. de saúde com o ministério público 36
Reconhecido como “Município Modelo” no combate a dengue, Magé recebeu a nesta quarta-feira (6) a visita de equipes da Secretaria de Saúde do Estado, que trouxeram representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. O objetivo da visita foi conhecer o sistema do ‘Monitora Dengue’, que utiliza palmtops no trabalho de vigilância no município.
O 'Monitora Dengue' foi implantado em Magé pela parceria com o Governo do Estado em caráter experimental no segundo semestre de 2012. Os agentes de endemias receberam os equipamentos e foram capacitados com aulas teóricas e práticas, em campo, e o sistema passou a operar na cidade em outubro. A inclusão dos equipamentos foi implantada inicialmente em dois dos seis setores de trabalho dos agentes de visita domiciliar: o Centro do 1º distrito e no 2º distrito, em Santo Aleixo e Andorinhas. Após a experiência realizada em território mageense, desde a segunda quinzena de janeiro, municípios vizinhos também passaram a receber os palmtops que auxiliam no mapeamento digital dos locais que receberam a visita dos agentes e os dados dos habitantes. 


Reunião do combate a deng secret. de saúde com o ministério público 42Os assessores da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio, Gutemberg Gusmão, Evaldo Ribeiro, Ilnoel Mendes e Paulo Antonio de Oliveira trouxeram as equipes que irão implantar o sistema em seus estados. O objetivo era mostrar o funcionamento do sistema, as principais funções, e como os agentes trabalham diariamente.
O coordenador do Programa ‘10 minutos contra a dengue’, Marcos Vanini, acompanhou as equipes na saída realizada pelos agentes durante a manhã, e a no período da tarde o técnico Eusébio da Silva Laje apresentou o trabalho interno, de planejamento e estratégia, realizado pela coordenadoria.
Os representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue – Ministério a Saúde, Roberta Carvalho e Fernando Campos, e da Prefeitura de Belo Horizonte, Alexandro Alves e Silvana Tecles estão no Rio desde segunda-feira estudando os trabalhos realizados pelo estado no combate a dengue, e Magé foi um dos municípios escolhidos para fazer parte da visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário