sábado, 9 de fevereiro de 2013


Vereador José Carlos da Estufa pede mudança na pesagem de caminhões de hortifruti


O vereador José Carlos da Estufa reuniu-se com o deputado estadual Nilton Salomão, o coordenador de logística de cargas da secretaria estadual de Transportes (Setrans) André Aguiar e o engenheiro da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Eduardo Ferez Aua para avaliar a utilização da balança de pesagem instalada na estrada BR 116, em Parada Angélica, Duque de Caxias.


A instalação dessa balança está prejudicando produtores e transportadores de hortifruti de Teresópolis, já que a fiscalização não está levando em conta o tipo de produto transportado.

O que se busca é implantar definitivamente uma tolerância maior para todos os veículos de carga, principalmente no caso do transporte de produtos agrícolas. Existe uma tolerância permitida de 7,5% sobre o peso da carga, mas que terminou dia 31 de janeiro.

A carga de verduras, por exemplo, não pode ser comparada ao transporte de outros tipos de carga, tais como produtos industrializados e matéria prima para indústria.

“O que estamos pedindo é uma tolerância, por parte da ANTT, para com os transportadores de hortaliças, já que o rigor excessivo está colocando em risco todo o escoamento da produção”, alerta o vereador José Carlos da Estufa. Somente em Teresópolis são mais de 600 caminhões fiscalizados diariamente.

O engenheiro da ANTT Eduardo Aua manifestou interesse em buscar uma solução para o problema, mas reafirmou tratar-se de legislação federal e que é preciso uma análise do Conselho Nacional de Trânsito. Aua garantiu, no entanto, levar o problema para os órgãos superiores da Agencia Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT) em busca de uma solução.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário