sábado, 9 de fevereiro de 2013


Petrópolis, RJ, faz campanha para evitar desaparecimento de crianças

Campanha vai continuar depois do carnaval para ajudar desaparecidos.Prefeitura faz destriuição de pulseiras para as crianças neste carnaval.

O prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo,  participou nesta sexta-feira (8), na Rodoviária Governador Leonel Brizola, no bairro Bingen, do lançamento da campanha " SOS crianças desaparecidas", uma campanha de conscientização, que visa mobilizar a sociedade para um trabalho conjunto com as autoridades na busca de crianças desaparecidas,  e também de prevenção ao desaparecimento de outras crianças durante o carnaval.
A ação, em parceria com a Fundação da Infância e Adolescência (FIA), Sinart e Comac Petrópolis, mobilizou ainda o Conselho Tutelar, assim como a  Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Para o prefeito, campanhas como essa são importantes porque tratam da conscientização de pais e responsáveis sobre a segurança de crianças em locais de grande fluxo de público."Medidas simples, como a colocação de pulseiras de identificação, podem evitar grandes transtornos," disse Bom tempo.
Segundo a secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bom tempo, também presente ao evento, a campanha não irá se resumir ao trabalho que será realizado no carnaval, a partir de agora, ela ganhará outras formas de divulgação. “Vamos fazer uma  divulgação no site da prefeitura e no Diário Oficial, divulgando a imagem de crianças que estão desaparecidas. Além do trabalho de prevenção neste carnava, queremos ajudar a encontrar as crianças que já desapareceram”, disse a secretária, destacando ainda a Lei 11.259/2005, que garante que os familiares registrem um desaparecimento imediatamente, não sendo necessária a espera de 24 horas para a comunicação.
A dona de casa Valéria Cristina dos Santos, mãe do pequeno Pablo dos Santos Silva, de cinco anos, aprovou a iniciativa e garantiu que irá adotar a medida. “Além das pulseirinhas, existem outras formas de identificação das crianças que podem facilitar e agilizar o contato com os familiares”, disse a dona de casa, que estava embarcando para Três Rios.
Durante toda esta sexta-feira foram distribuidas pulseirinhas e informativos com dicas de prevenção na rodoviária e pontos estratégicos da cidade.  A idéia é promover a conscientização sobre a importância das crianças estarem identificadas em pulseiras e crachás, ou seja, uma forma de serem  rapidamente entregues aos pais e responsáveis no caso de se perderem da família, o que é comum em eventos de grande porte. Dados da Fia comprovam que, principalmente no carnaval, o número de desaparecimentos momentâneos ou que geram um registro de ocorrência numa delegacia, aumentam consideravelmente.
A Setrac, em conjunto com os técnicos da Comac, fez abordagens para informar e sensibilizar as famílias. Também foram distribuídos cartazes com as fotos das crianças e adolescentes desaparecidos e um manual com dicas de prevenção para evitar que as crianças se percam.
O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Jorge Maia, enfatizou que marcar ponto de encontro em locais de muita circulação de pessoas é imprescindível, além de levar a certidão de nascimento ou carteira de identidade, com um número de telefone de contato, isto somado ao uso da pulseira e atenção redobrada com as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário