sábado, 9 de fevereiro de 2013


Exposição 'Memórias da Cidade' segue até o fim do mês no Terminal Turístico


Teresópolis, 8 de fevereiro de 2013 - Agora em novo formato, prossegue exposta até o final de fevereiro no Terminal Turístico de Teresópolis, no Soberbo, sede da Secretaria de Turismo, a exposição 'Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens'. Organizada pelo Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a mostra conta interessantes episódios da história do município e vem despertando o interesse dos visitantes que chegam à cidade.

“Em sua maioria, as exposições organizadas pela Secretaria de Cultura são atemporais, tratando de temas históricos. Esta mostra, no entanto, é mais do que atemporal, pois constitui um importante resumo sobre o município de Teresópolis. Muitos dos nossos moradores desconhecem fatos interessantes ou curiosidades sobre a história da cidade que agora chegam ao público de forma clara, em linguagem simplificada, o que facilita o entendimento e a assimilação”, explica o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Em sua primeira edição, a exposição já havia sido apresentada ao público na Calçada da Fama e, posteriormente, em frente à Prefeitura, na Várzea. Em janeiro deste ano, atendendo ao pedido da Secretaria de Turismo, a mostra passou por uma releitura e ganhou uma segunda edição, em novo formato, mais dinâmico, e contando também com novas informações, que está à disposição do público desde o dia 25 do mês passado.

Nesta nova edição, a mostra é apresentada em seis painéis, com frente e verso, onde figuram textos e fotografias acerca da história do município, do Século XVII aos tempos de hoje. São informações que passam, por exemplo, pela arquitetura antiga da cidade, através de fotos de belos casarões,como o Palácio Sloper, a casa do Prefeito Sebastião Teixeira e a primeira prefeitura do município. Histórias sobre os visitantes ilustres que já passarampor Teresópolis, os imigrantes que ajudaram na formação da cidade e a antiga estação ferroviária também fazem parte da exposição. Importantesautores da literatura brasileira, como Olegário Mariano, Manoel Bandeira e José de Alencar, que usaram Teresópolis como cenário para suas histórias,também são destacados na mostra.
           
Horários de visitação
A exposição 'Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens' pode ser vista até o dia 28 de fevereiro, no TerminalTurístico, de segunda a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 10h às 17h; e aos domingos, das 10h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário