sexta-feira, 24 de maio de 2013


 MIRANTE DA GRANJA GUARANI GANHA MAIS ESPAÇO NA MÍDIA E REVELA NOVAS RUÍNAS DO MONUMENTO



  Equipes de reportagem da Tv Cidade e da Inter TV (afiliada da Rede Globo) estiveram produzindo mais um excelente material jornalístico no Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani. Nós, da AMAGG, agradecemos profundamente o carinho da imprensa local e regional que estão nos dando todo o suporte necessário nessa luta pela recuperação deste, que é um dos principais pontos turístico-cultural do nosso município.

Agradecemos mais ainda porque, como em diversas outras ocasiões, os jornalistas pautaram o agora já real processo de recuperação do Mirante, a partir de matérias  que publicamos em nosso blog. 
E, desta vez, nós e os jornalistas fomos brindados com uma surpresa espetacular. A direção da AMAGG, ao analisar fotos antigas do quiosque, percebeu especialmente em uma delas um grupo de seis mulheres reunidas no mirante ao entardecer, como que se preparando para um, digamos, “britânico” chá das 5.
Nos ocorreu, então, que os móveis desse encontro (mesa e cadeiras) ainda poderiam estar na área do mirante. Solicitamos à equipe da Secretaria Municipal de Obras que fizesse uma pequena escavação no local para ver se encontrávamos o precioso tesouro.
Para nossa surpresa encontramos, sim! Não exatamente os móveis daquele encontro de damas no bucólico cenário do quiosque, mas, uma mesa e duas cadeiras de pedras entalhadas à mão, que estavam enterrados poucos metros à frente do Mirante.
E mais, descobrimos, ainda, ruínas de duas escadarias de pedra ao redor do Mirante (coisa que ainda não havíamos identificado em nenhuma imagem antiga do monumento), provavelmente usadas para apreciação mais próxima das belíssimas gravuras de Jorge Colaço que ornamentam os azulejos portugueses do quiosque, retratando suas quatro lendas indígenas.
É possível que essas cadeiras e mesa de pedra tenham sido colocados na área do mirante para servirem de ponto de encontro e “pic-nic” dos visitantes. Afinal, o lugar é extremamente convidativo para o lazer em virtude da espetacular vista que oferece da Serra dos Órgãos, de parte do bairro do Alto, da Granja Comary e da CBF.

 Jornalista:Cesar Rodrigues
 






  



Nenhum comentário:

Postar um comentário