quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ministra recebe o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Fórum reúne todos os municípios da região serrana. (Foto: Divulgação)
Fórum reúne todos os municípios
 da região serrana. (Foto: Divulgação)
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu , representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura – RJ, organização que reúne administradores dos 15 municípios da região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a presença da presidente do Fórum, Nara Zeitune (Chefe do Serviço de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis); o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; secretários de cultura de Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, entre outros.
No encontro, foi discutido o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades serranas, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações 
A Ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do Fórum sobre a implantação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização: “É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas”, disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.
Projeto Circulares
O Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet), para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na região Serrana fluminense. As agendas municipais vão funcionar num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e platéia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações e oficinas. Também estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.
O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa cujos objetivos são: aproximar culturalmente os municípios, facilitar o acesso à produção local disponível, dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC, em 2012, para captação de patrocínio, no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões.
O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura – RJ inclui as cidades de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário