sábado, 5 de outubro de 2013

Árvore urbana mais antiga de Teresópolis vira patrimônio tombado


Preservada. Árvore passou por uma limpeza completa, com a retirada de fungos e parasitas Eduardo Naddar / Eduardo Nadda

A figueira da praça é um dos elementos centrais do romance “O tempo e o vento”, de Erico Verissimo. Sob sua sombra se desenrolam eventos e diálogos que conduzem a passagem do tempo na cidade de Santa Fé. Em Teresópolis, a vida imita a arte: na semana passada, a prefeitura tombou como patrimônio histórico uma figueira na Praça Baltazar da Silveira, a árvore urbana mais antiga de que se tem notícia na cidade. Com o decreto municipal publicado no Diário Oficial na semana passada, a árvore ganhou uma proteção a mais contra a ação de vândalos e possíveis projetos de alterações urbanísticas.
— Esta figueira acompanhou o desenvolvimento da praça. Se pararmos para pensar quantas histórias se fizeram sob a sua copa e quantos namoros ali surgiram... — diz o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Por conta do tombamento, funcionários da prefeitura fizeram a limpeza completa da árvore, retirando ervas-de-passarinho e fungos. Além disso, ao seu redor foi instalada a exposição permanente “Uma árvore centenária”, contando a história da figueira, que este ano completou o seu primeiro século, conforme atestou a pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, que encontrou uma fotografia de 1913, extraída do livro “Therezópolis”, de Armando Vieira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário