sábado, 5 de outubro de 2013

Cratera na RJ-130 começa a ser fechada após mais de um ano


DER-RJ inicia obras na altura do Km 39 da rodovia, onde buraco deixado por um desmoronamento de pista vinha crescendo desde 2011

Queda de barreira chegou a levar
 quase metade da pista 
Eduardo Naddar / Eduardo Naddar

Um deslizamento que há mais de um ano colocava em risco a vida de motoristas no Km 39 da Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130), na altura da comunidade de Alto Vieira, finalmente começou a ser consertado. A previsão é que as obras sejam concluídas em cinco meses. Além de tampar o buraco, o Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) fará a contenção da encosta ao lado. O projeto está orçado em R$ 6,5 milhões.
De acordo com os moradores, o buraco vinha crescendo a cada mês desde a tragédia de janeiro de 2011. Mas, no fim do ano passado, a situação piorou muito. Uma grande parte da encosta deslizou e abriu a cratera em parte da pista.
— A situação estava caótica. Além de tudo, a sinalização não era adequada. Na parte da noite, com a visibilidade ruim, o risco de um motorista cair na cratera era enorme — diz o comerciante Luciano Azevedo.
Durante a obra, o trecho funcionará em meia pista e com um quebra-molas para que os motoristas diminuam a velocidade ao passar.
— Cerca de 10% da obra já estão prontos. São 50 funcionários trabalhando diariamente. O contratempo da meia pista é preciso para enfim se ter uma solução definitiva — diz o engenheiro responsável pela obra, Marcelo Góes


Fonte: GABRIEL MENEZE / o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário