domingo, 24 de março de 2013


Teresópolis comemora o Dia Mundial da Água com evento na Calçada da Fama 


 Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceira com a Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira, uma ação de conscientização do uso responsável da água.

A iniciativa aconteceu na Rua Francisco Sá, na Várzea, popularmente conhecida como Calçada da Fama, e contou com a participação da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) do Grupo Petrópolis e do Fórum da Agenda 21 Teresópolis.

Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas para o reflorestamento da mata ciliar e kits com informativos sobre a preservação do meio ambiente. Palestras sobre a gestão das águas em uma perspectiva sustentável também foram apresentadas aos alunos da rede pública.

No intuito de chamar atenção para a data, ambientalistas do movimento SOS Paquequer entraram no rio em um bote confeccionado com garrafas pet. A ação contou ainda com paineis abordando temas relacionados à gestão dos recursos hídricos e com ilustrações do Paquequer, em outras épocas. A programação teve ainda a participação da professora de dança Fayer Farias, que se apresentou junto com o grupo de dança de rua Top Street Dance, além de shows com artistas locais.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leandro Coutinho, é preciso compartilhar com a sociedade o entendimento sobre os usos econômico, social, cultural e ambiental da água. “A idéia principal é a conscientização da população sobre os problemas gerados pelo desperdício da água, e também mostrar o que a Prefeitura vem fazendo para melhorar a qualidade do Rio Paquequer como, por exemplo, os investimentos na coleta seletiva. A Prefeitura também está trabalhando no Plano de Saneamento do Município, em conjunto com Governo do Estado”, pontuou.

Aproveitando a oportunidade, Leandro falou sobre o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil estará lançando na próxima terça-feira, 26, às 16h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. “O objetivo é que cada bairro, cada comunidade, tenha um grupo de agentes voluntários que trabalhem diretamente e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”, explicou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o SOS Paquequer é um movimento vitorioso porque visa conscientizar a população da importância do rio, e da qualidade da água. “Não podemos continuar tratando o Paquequer como a lixeira da cidade, como um valão onde todos jogam nele o seu lixo. O nosso rio é cenário de romance, é um bem precioso, e pode tornar-se um atrativo turístico se for revitalizado. Mas, para isso, é necessária a conscientização do teresopolitano. E a conscientização é também um problema de governo, daí a participação da Secretaria de Cultura, em apoio ao movimento SOS e à Secretaria de Meio Ambiente, que vem fazendo muito bem esse trabalho”, avaliou o Secretário.

Durante o intervalo de trabalho para o almoço, Sheila Garcia aproveitou para prestigiar a data e aprovou a iniciativa. “A água é muito importante para a vida, não só para o consumo, mas também para nossa segurança. A preservação dos rios evitaria muitos problemas, principalmente em épocas de chuva, quando vemos a degradação da ação do homem na natureza”, disse.

Sobre a data
O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), na data de publicação da ‘Declaração Universal dos Direitos da Água’, que determina ações e objetivos, coordenados internacionalmente, para a melhoria na disponibilidade hídrica e saneamento. A Unesco, órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, visando a conscientização sobre a necessidade de cooperação no que diz respeito à gestão da água.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário