quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Piscicultores da Região Serrana ganham caminhão para transporte de peixes vivos


Felipe Peixoto ladeado pelos prefeitos de Macuco e São Sebastião do Alto anuncia futuras ações. (Foto: Divulgação)
Felipe Peixoto ladeado pelos prefeitos de Macuco e São Sebastião do Alto anuncia futuras ações. (Foto: Divulgação)
 Região Serrana recebeu do Governo do Estado um caminhão para transporte de peixes. A entrega do veículo foi realizada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, na abertura da VII Exposição Agropecuária de Macuco e 45º Concurso Leiteiro realizados no parque de exposições da cidade.
O caminhão, que tem capacidade para transportar quatro toneladas de peixes vivos, foi adquirido com recursos próprios do Governo do Estado e será administrado pelo Escritório Regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Produtores e familiares dos 14 municípios da região serão beneficiados.
O secretário de Estado Felipe Peixoto informou que todos que precisarem do caminhão podem agendar com o escritório regional. A medida visa reforçar a atividade de piscicultura no Estado do Rio de Janeiro.
- Queremos incentivar uma atividade econômica importante para o país, que na prática não é muito reconhecida. A Região Serrana é um importante produtor de truta e o caminhão era uma demanda histórica dos piscicultores locais. Entendemos que não há condições de cada produtor realizar o beneficiamento do seu pescado, por isso esta iniciativa vai possibilitar escoar a produção para um centro de beneficiamento – declarou o secretário.
Na ocasião, também foram entregues 35 certificados aos produtores rurais que fizeram o curso básico de Piscicultura oferecido pela Fiperj entre os dias 29 e 31 de agosto. Foram 12 horas de aulas realizadas no período noturno.
Entre os beneficiados pelo curso esteve Luiz Sérgio Vasconcelos, 53 anos, tenente de bombeiro reformado.
- Agora aposentado, eu quero criar peixe! Comprei um sitio que tem um lago desativado e fiquei interessado com tudo que aprendi no curso e pretendo tornar o local produtivo – comentou Vasconcelos.
O evento que teve o apoio do Governo do Estado contou com um stand do escritório regional da Fiperj, onde foram dadas orientações sobre as espécies de peixe da região e um stand da unidade da Ceasa de Conquista, com uma exposição de esculturas em frutas e legumes.
f

Nenhum comentário:

Postar um comentário