terça-feira, 5 de novembro de 2013

Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III

Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III
Até o fim deste ano, Petrópolis vai ganhar um Consultório de Rua tipo III. O projeto criado pelo governo federal faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, cuja adesão do município aconteceu em maio de 2013.  A iniciativa tem como característica mais importante oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sócio-cultural da população.
O Consultório de Rua tem como princípios norteadores o respeito às diferenças, a promoção de direitos humanos e da inclusão social, o enfrentamento do estigma, as ações de redução de danos e a intersetorialidade. O projeto é uma estratégia de ampliação do acolhimento e acesso para usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social.
O consultório consiste numa equipe volante, constituída por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico. A equipe realiza intervenções educativas e psicossociais, e contam com insumos para tratamento de situações clínicas comuns, além de preservativos, cartilhas e material instrucional, material para curativos, e medicamentos de uso mais frequente.
“O objetivo é levar assistência e acolhimento para essa população na rua, realizando consultas médicas e de saúde mental. Com essa medida a intenção é criar vínculos, aproximando essa população de rua com a rede de atenção”, explicou o coordenador de saúde mental, Rui Stockinger, acrescentando que a equipe do Consultório de rua atenderá também aos abrigados no Núcleo de Integração Social (NIS). De acordo com o coordenador de saúde mental, existem cerca de 200 moradores de rua na cidade, desses 1/3 estão nas ruas devido ao desemprego; 1/3 pelo uso de drogas e por problemas mentais e o restante devido a problemas familiares.
Além da implantação dessa equipe, também serão criados até o fim do ano, cinco leitos de atenção integral no Hospital Clínico de Corrêas (HCC) para pessoas que apresentem uso abusivo de álcool e drogas e com transtornos mentais. Os leitos serão usados para desintoxicação e para cuidados clínicos e neurológicos.
Entre as ações que também serão desenvolvidas por meio do programa estão: a instalação de uma Unidade de Acolhimento para adulto e outra infantil, a expansão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) o fortalecimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); além do apoio ao policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas que será realizado com uma base móvel (composta com 20 câmeras), dois carros e duas motocicletas. Ao todo serão investidos pelo governo federal R$ 5 milhões em Petrópolis e a previsão é que até 2014 todas as ações estejam desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário