quinta-feira, 1 de novembro de 2012


UNIFESO realiza 1ª Jornada de História da 

Medicina 



No dia 31 de outubro, aconteceu a 1ª Jornada de História da Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com apresentações de estudantes do Grupo da História da Medicina que mostraram pesquisas sobre diversos temas. “Os trabalhos foram maravilhosos, feitos dentro de um critério técnico de pesquisa e bem documentados em termos de imagem”, avaliou orgulhoso o coordenador do Grupo e da Jornada, professor Daniel Pinheiro Hernandez.
Foram cerca de cem inscritos no evento, realizado na Sala de Multimídia Afif das 9h às 17h. O professor Daniel comemorou a constante presença do público e de autoridades da Instituição, como o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; a professora Mariana Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; entre outros professores. “Os estudantes e eu como coordenador ficamos muito felizes com este primeiro evento”, declarou o professor Daniel. O professor Cezar Antonio Elias, um ícone do curso de Medicina, no qual atua desde 1970, compartilhou um pouco do seu vasto conhecimento ministrando a conferência “A Medicina Brasileira através da Biblioteca Miguel Couto”.
Um ano de resultados positivosUm dos objetivos do evento foi comemorar um ano do Grupo, fundado em 14 de setembro de 2011. Desde esta data, acadêmicos vêm se reunindo semanalmente para estudar o tema e realizar pesquisas relacionadas.  Um exemplo dos bons resultados que os encontros têm gerado são trabalhos realizados pelo grupo, que a cada dia vêm ganhando mais visibilidade fora da Instituição. Em maio estudantes e o coordenador participaram do IX Congresso Mineiro de História da Medicina, que aconteceu em Juiz de Fora (MG), quando levaram a pesquisa “Evolução no tratamento de feridas por armas de fogo”. “Eventos como a Jornada e as próprias reuniões estimulam os estudantes a perderem o receio de apresentar trabalhos fora, inclusive o medo de falar em público”, apontou o professor Daniel.
Embora seja um grupo de história da Medicina, os encontros estão abertos à participação de todos os estudantes ou professores da Instituição. Eles acontecem às quartas, das 18h às 19h30, no Laboratório de Histologia, no Campus Sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário