terça-feira, 15 de outubro de 2013

Defesa Civil de São José do Vale do Rio Preto trabalha na prevenção de desastres

O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves e o secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Cel. Aníbal Ligeiro, participaram de um encontro com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões em Petrópolis para a apresentação do projeto ‘Pluviômetros Automáticos’, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Município de São José do Vale do Rio Preto. (Foto: Divulgação)
Município de São José do Vale do Rio Preto. (Foto: Divulgação)

O evento reuniu autoridades dos municípios da Região Serrana do Estado e contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.
De acordo com o coronel Sérgio Simões, a integração das esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental para o sucesso do projeto.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais.
Trata-se de um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

O Município foi contemplado com 06 aparelhos onde 03 já foram instalados pela equipe do Cemaden, na Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves, Escola São José, Secretaria de Obras, respectivamente, e em breve na estação de águas da Maravilha e em locais que estão sendo estudados.
Os equipamentos enviarão os dados de forma automática para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que alertarão os municípios em caso de emergência, os aparelhos não necessitam de energia elétrica para funcionar.
O prefeito José Augusto preocupado com os próximos meses que antecede o verão adiantou, ”a Defesa Civil do município apesar das muitas dificuldades, vem trabalhando acelerado para trazer tranquilidade para a população e que o município precisa estar preparado para o período das chuvas”, e ainda parabenizou o empenho do Cel. Aníbal nos trabalhos que estão sendo feitos nesse breve período da secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública no município.
O Cel. Aníbal disse que os trabalhos estão só começando e que muito será feito na prevenção de desastres deste município.



Fonte: Folha Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário