terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aeroporto de Nova Friburgo pode se transformar em realidade em 2014

Alvo de uma série de projetos ventilados em gestões passadas, o aeroporto de Nova Friburgo enfim pode tornar-se realidade no ano que vem. A previsão é de que a licitação para a construção do empreendimento seja feita logo no início de 2014, com início das obras ainda em abril ou maio. O local onde o aeroporto poderá ser construído, no entanto, não foi divulgado.
Macaé é uma das cidades do Estado que possui um aeroporto. (Foto: Divulgação)
Macaé é uma das cidades do Estado que possui um aeroporto. (Foto: Divulgação)
Esta possibilidade foi anunciada semana passada pelo ministro e chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o ex-governador do Rio de Janeiro na década de 1980, Wellington Moreira Franco, durante solenidade de municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, no norte fluminense.
Na oportunidade ele informou que aproximadamente R$ 273 milhões serão investidos nas construções de aeroportos no interior do Estado do Rio de Janeiro. Além de Nova Friburgo serão beneficiados com os empreendimentos os municípios de Itaperuna, Macaé, Angra dos Reis, Parati, Resende e Volta Redonda.
Em Nova Friburgo, um dos locais apontados como estratégicos e que, inclusive, fora alvo de especulação em projetos anteriores é a região de Conquista, no distrito de Campo do Coelho. Além de possuir uma boa geografia para o empreendimento, a região sediará em breve o Condomínio Empresarial, em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados, abrigando empresas locais de pequeno e médio portes, como aquelas dispostas a investir no município. A pedra fundamental do Condomínio Empresarial, inclusive, foi lançada no último dia 8 pelo prefeito Rogério Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Vale destacar que a região de Conquista é apontada ainda como sede do Centro de Convenções e ainda de um Parque de Exposições para eventos de lazer como feiras agropecuárias e shows. Há intenção ainda num segundo momento de se construir anexo ao Condomínio Empresarial, outro condomínio com cunho industrial.
Com o aeroporto, ambos os condomínios poderiam se beneficiar tanto com o escoamento da produção, como com o transporte executivo mais rápido e eficiente via aérea.
Semana passada, durante solenidade em Campos, Moreira Franco disse ainda que é intenção do governo federal colocar os aeroportos brasileiros no século 21. “Todos nós usamos os aeroportos e temos serviços que são prestados com baixa qualidade e são caros. Queremos que os passageiros brasileiros sejam tratados como clientes. Queremos modernizar a infraestrutura aeroportuária”, comentou ele.
No município do Norte do estado, a Secretaria de Aviação Civil assinou um convênio com a Prefeitura, que terá o prazo de um ano para abrir um processo de licitação a fim de escolher a empresa que realizará as obras de modernização do aeroporto. A concessão será válida por 35 anos. Em Campos, o aeroporto poderá figurar ainda como um porto seco, escoando parte da produção industrial da região.


Fonte: A Voz da Serra
Por Mário Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário