terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Artistas de querem construção de Casa do Artesão em Teresópolis

Artesão participaram de reunião nesta segunda (10) (Foto: Jeferson Hermida/Ascom Teresópolis)Artesão participaram de reunião nesta segunda (10)
(Foto: Jeferson Hermida/Ascom Teresópolis)
A Prefeitura de Teresópolis, Região Serrana do Rio, está conversando com artistas plásticos do município a fim de viabilizar a Casa do Artesão. Durante reunião nesta segunda-feira (10), cerca de 100 artesão conversaram o prefeito Arlei Rosa. O grupo que participou do encontro foi o mesmo que da Feira de Artesanato Local realizada em dezembro do ano passado na Praça Balthasar da Silveira,  na Várzea.
A proposta do grupo, que está se organizando através de associação para fortalecer o segmento, é a implantação de um espaço onde os artesãos possam oferecer cursos, produzir, expor e vender seus artigos dentro do princípio da economia solidária. Por isso, as produções, vendas, compras e trocas são feitas de forma que não explorem ninguém e preservem o meio ambiente.
O projeto prevê ainda parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Educação para intensificar a divulgação turística do município, bem como propagar a cultura do artesanato junto aos alunos das escolas municipais, como atividade geradora de trabalho e renda.
Durante a reunião, ficou combinado que a Prefeitura vai analisar juridicamente a possibilidade de destinar um espaço de exposição e venda de artesanato no Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, sede da Secretaria Municipal de Turismo. Também será avaliada, junto à Secretaria dos Direitos da Mulher, a viabilidade de o novo grupo de artesãos ser integrado ao Espaço Mulher, feira realizada nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, e que apresenta a produção de artesanato local, valorizando a autonomia feminina. Paralelamente, será buscado um local adequado para a instalação da Casa do Artesão. O grupo voltará a ser recebido pelo prefeito no dia 28 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário