sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Terminal Rodoviariode Teresópolis, ganha banheiro LGBT, internet wi-fi, câmeras de segurança e caixa eletrônico


Segundo a administração da Rodoviária, aproximadamente 8700 pessoas utilizam o terminal para embarque nos ônibus, sem considerar desembarque e público flutuante
Segundo a administração da Rodoviária, aproximadamente 8700 pessoas utilizam o terminal para embarque nos ônibus, sem considerar desembarque e público flutuante

Pessoas que são obrigadas a freqüentar diariamente ou esporadicamente o Terminal Rodoviário José de Carvalho Jannoti têm observado mudanças importantes na estrutura do espaço público. Não passam despercebidos detalhes como maior zelo na limpeza geral e dos banheiros, sinalização e serviços que são prestados aos usuários, como internet wi fi de graça, televisores, espaço para recarga de celulares, tablets e semelhantes. Em alguns momentos, até um piano ganha vida nas mãos dos músicos para deleite de quem passa.

O terminal é administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, que designou o agente Alexander Barbosa Silva para cuidar do local. Desde que assumiu o trabalho, há cerca de três anos, tem procurado ouvir os usuários e atender a cada demanda apresentada. Ele já conseguiu a instalação de bebedouros, fraldário, área para amamentação, novos aparelhos de TV, internet gratuita e sinalização indicativa. Entre os serviços, aumentou para três o número de vezes que o terminal é lavado por semana e para isso comprou novos equipamentos.


Música no Terminal Rodoviário: artistas voluntários se revezam tocando piano para os usuários do espaço
Música no Terminal Rodoviário: artistas voluntários se revezam tocando piano para os usuários do espaço

Há 42 anos


O Terminal Rodoviário foi construído e inaugurado em 1971 pelo então prefeito Waldir Barbosa Moreira, sendo denominado Terminal Dedo de Deus. Anos depois o espaço foi batizado com o nome do também ex-prefeito José de Carvalho Janotti. Segundo cálculos da direção, o movimento em um dia dito normal chega a 8700 passageiros embarcando, sem considerar o desembarque e o público flutuante. Em períodos de grande movimento, como festas de fim de ano, esse movimento tem um crescimento aproximado de 50%.
Sua estrutura conta com 42 lojas que atualmente são ocupadas por empresas dos mais diversos ramos. Salões, relojoarias, artigos religiosos, jornaleiro, bares, bomboniéres são parte do leque oferecido aos usuários. Há ainda serviços oficiais, como o Detro, Estacionamento Rotativo e Clube de Radioamadores, que ocupam espaços. Existem guichês das viações Teresópolis, Dedo de Deus, Primeiro de Março, Salutaris, Águia Branca e São Geraldo. A Dedo de Deus também ocupa um dos boxes como terminal para sua equipe.
Existem atualmente 22 baias para embarque e desembarque de passageiros, sendo que duas são exclusiva para uso dos carros das empresas de encomendas. O espaço tem também três banheiros para o público, sendo um masculino, outro feminino – ambos adaptados para o uso de pessoas portadoras de necessidades especiais – e um terceiro sanitário unissex, voltado para o público LGBT.


Fraldário: espaço oferece conforto e privacidade para mamães e bebês
Fraldário: espaço oferece conforto e privacidade para mamães e bebês

Fraldário e internet


Mães que chegam ou saem da cidade podem utilizar um fraldário. O espaço está impecável, com colchonetes em altura ideal para a troca das crianças e poltronas de amamentação para os lactentes. Esse local funciona das 6h às 22h, sendo que das 9h as 18h uma funcionária está de plantão. Fora desse horário, a chave pode ser solicita na administração.
Todo o trabalho de limpeza, fiscalização e manutenção é feito por uma equipe de 16 funcionários que se revezam em escalas próprias para cada função.
Um ponto de táxi garante o transporte dos passageiros principalmente os que desembarcam em linhas intermunicipais. Quatro TVs de LED foram recentemente adquiridas para distração de quem é obrigado a esperar pela hora do embarque. Pequenas pranchas com tomadas podem ser utilizadas para recarga de celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos. Quem usufrui de aparelhos com internet, pode usar o wi fi da Rodoviária, que tem sinal aberto. Houve ainda troca da iluminação antiga por uma mais econômica e eficiente.


Em breve a rodoviária vai receber câmeras de vigilância para melhorar a segurança dos frequentadores
Em breve a rodoviária vai receber câmeras de vigilância para melhorar a segurança dos frequentadores

Conforto


Observa-se especial cuidado com a pintura do terminal. Bancos, paredes, meio fio. Tudo muito bem cuidado.
O administrador Alexander promete para os próximos dias a instalação de 70 novos acentos que vão compor os bancos de concreto que hoje atendem aos usuários. Eles vão ajudar na sinalização da rodoviária, que teve as baias reestruturadas para provocar uma divisão natural entre o público que utiliza os ônibus urbanos dos que usam as linhas intermunicipais. A mudança provocou também uma melhor distribuição das pessoas, que se concentravam principalmente na área à esquerda de quem chega ao terminal. Do lado urbano serão instalados bancos vermelhos, enquanto o outro vai receber os assentos azuis.
Outro serviço que em breve começa a funcionar é o de monitoramento através de câmeras de segurança. Oito delas serão instaladas em pontos estratégicos para garantir a tranquilidade de quem freqüenta a Rodoviária. Uma das câmeras deverá ser instalada no teto, voltada para o Dedo de Deus, e será usada em um site para divulgação do tempo na cidade. Há ainda o projeto de colocar nas TVs da Rodoviária os horários de ônibus para informar os passageiros. Um pequeno auditório está sendo construído para reuniões internas e para utilização de entidades e associações.


Trabalhando a 15 anos na Rodoviária, José Vidal aprovou a administração e garante que o movimento melhorou
Trabalhando a 15 anos na Rodoviária, José Vidal aprovou a administração e garante que o movimento melhorou

Música para esperar


Todos os dias, em horários específicos, músicos da cidade se revezam em um piano que está no hall de entrada da Rodoviária. O instrumento foi doado por um empresário do ramo de antiquário, que esteve em São Paulo e ficou encantado quando viu um músico se apresentando. Ele resolveu trazer a ideia para a cidade. A manutenção e afinação do piano é garantida pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, que envia um especialista para garantir a música. Funcionários dos Correios, voluntários, são os que se sentam e tocam, para deleite de quem aguarda seu ônibus. Entre os empresários que exploram os serviços do terminal o clima é de satisfação. Com mais de 15 anos no espaço, José Vidal diz que as mudanças administrativas saltam aos olhos. “Melhorou bastante, muita coisa. Limpeza, segurança… Tivemos melhoras em todos os setores. Ta ficando bom para os usuários e pra gente também. Até o faturamento melhorou”, comemora o lojista. “E vamos esperar porque temos a certeza que vai melhorar mais ainda”, prevê Vidal.
Assim como o antigo comerciante, quem está chegando agora também aprova. “Nós estamos satisfeitos com os resultados. Temos observado um grande movimento, que ficou ainda maior depois da troca das baias”, analisa o gerente Alex Sandro Fagundes. “Estamos satisfeitos com o movimento, a limpeza e por isso investimos aqui. Temos ouvido relatos de pessoas que vem e que estão felizes com o que encontraram”, relata.


Segundo o gerente Alex Sandro, a empresa foi atraída pelas mudanças e pelas melhorias da rodoviária
Segundo o gerente Alex Sandro, a empresa foi atraída pelas mudanças e pelas melhorias da rodoviária

Liberdade para trabalhar


Questionado sobre o segredo do seu trabalho, o administrador da Rodoviária, Alexander Barbosa Silva diz que tudo começa no voto de confiança de recebeu do secretário Marco Da Luz, titular da pasta de Segurança Pública. “O secretário me deu liberdade para trabalhar e buscar parcerias. São elas que hoje estão proporcionando os frutos que estamos colhendo. A limpeza mais atuante, o acesso mais integrado com todos os que circulam aqui dentro. Procuramos ouvir o usuário, entender a demanda e atuar no ponto crucial. Não adianta achar que a gente sabe tudo e faz tudo, quem faz e sabe das coisas é o povo. Então a gente ouve, leva a situação para a secretaria, a gente analisa o que pode ser feito e o prazo, seja curto, médio ou longo, e atua”, declara.
Segundo o agente, ainda há novidades por vir. “Queremos melhorar nossa atuação junto ao turista. Estamos reformando o espaço para atendimento a esse público, colocando melhor sinalização e investindo nisso. Acabamos de plantar 1200 mudas de hortênsias nas margens do rio. Isso vai dar um toque de beleza ao nosso entorno, o que vai fazer deste ponto uma referência na cidade”, aponta Alexander, referindo à uma parceria com o Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis.


Fonte:Andre Oliveira/ O Diario

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