quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trono de d. Pedro II é restaurado no Museu Imperial em Petrópolis, RJ

Peça histórica apresentava problemas na estrutura de madeira.Processo pode ser visto pelo públcio e deverá ser concluído em janeiro.

Trono de d. Pedro II é restaurado no Museu Imperial (Foto: Divulgação/Museu Imperial)Especialistas trabalham diante do públlico.
(Foto: Divulgação/Museu Imperial)
O trono de dom Pedro II receberá os cuidados do laboratório de restauração do Museu Imperial em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O processo foi iniciado este mês e deverá ser concluído até janeiro de 2014, período em que a instituição recebe um grande número de visitantes. O item faz parte do circuito de exposição permanente do museu e a peça foi escolhida para receber os reparos devido a problemas estruturais.
Com 1,75 m de altura, 1,04 m de comprimento e 0,66 m de largura, o trono pertenceu ao Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão e foi transferido do Museu Histórico Nacional para o Museu Imperial na década de 1940. A intervenção está sendo realizada com recursos da própria instituição. “O trono apresenta uma alteração cromática muito grande na parte têxtil, que já não é original. Isso está prejudicando os bordados a fio de prata do espaldar”, explicou Eliane Zanatta, responsável pelo setor de Conservação e Restauração.
Ambiente onde o trono é instalado também receberá avaliação de microorganismos. (Foto: Divulgação/Museu Imperial)Ambiente onde o trono é instalado também receberá avaliação. (Foto: Divulgação/Museu Imperial)











A restauração do trono de d. Pedro II está sendo realizada às vistas do público na Galeria de Restauro, sala anexa ao Pavilhão das Viaturas criada para permitir que os interessados possam acompanhar o trabalho dos técnicos. A equipe do Instituto Nacional de Tecnologia (MCTI) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) já estiveram no Museu Imperial para coleta de amostras de micro-organismos. O objetivo é realizar pesquisas da biodeterioração, controle e detecção de espécies microbianas em áreas selecionadas do trono de d. Pedro II e do ambiente no qual ele está exposto.
O trono é feito em talha dourada com estofo de veludo verde no assento, nos braços e no encosto em medalhão oval guarnecido de estrita moldura. No centro, com uma estrela acima, a sigla P II I. (Pedro II Imperador) está entre duas palmas atadas por um laço. Tudo é bordado a fios de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário