sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Nova Friburgo apresenta Plano de Mobilidade Urbana no Firjan



Plano de mobilidade urbana foi apresentado nesta segunda no Firjan. (Foto: Anderson Boy)
Plano de mobilidade urbana foi apresentado nesta segunda no Firjan. (Foto: Anderson Boy)
A Prefeitura de Nova Friburgo, através do Secretário do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Edson Lisboa, apresentou na noite desta segunda-feira, 18, o  Plano de Mobilidade Urbana na sede do Sistema Firjan na Av. Alberto Braune 12, Ed. José Luiz Mastrângelo, no Centro. A apresentação foi dividida em quatro etapas: evolução da população e de veículos; os problemas do trânsito; propostas de engenharia para a malha viária da cidade e estratégias do  governo municipal para obtenção de recursos federais para investimentos nas propostas de mobilidade urbana.
As primeiras ações elaboradas por engenheiros, arquitetos e urbanistas do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, e ainda técnicos da Autarquia de Trânsito (Autran), propõem significativas intervenções na malha viária do município, principalmente entre o Paissandu e Conselheiro Paulino, considerados os mais saturados.
Entre as diversas propostas apresentadas, estão previstas a criação de três pistas nas Avenidas Galdino do Vale Filho e Comte Bittencourt, aberturas de novas ruas no centro da cidade, intervenções de engenharia no Paissandu, mão dupla na Avenida Euterpe Friburguense, além de alterações significativas na Avenida Roberto Silveira, entre outras.
Avenida Comte Bittencourt será reformulada.
Avenida Comte Bittencourt será reformulada.

O trabalho técnico abrangente será concluído até dezembro, porém, já aponta sugestões práticas para a melhoria do transporte, através da racionalização das linhas de ônibus, criação de faixas exclusivas para os coletivos, faixas exclusivas para motocicletas nos semáforos e a ampliação da bilhetagem eletrônica.
O plano ainda propõe a criação do Fundo de Compensação Tarifária, que será utilizado nas futuras renegociações do preço das tarifas de ônibus urbanos. Já o segundo projeto sugere a implantação do plano municipal de ciclovias no município, com 27,5 km de extensão.

Plano prevê criação de faixa exclusiva para motos e ônibus, além da construção de passarelas.
Plano prevê criação de faixa exclusiva para motos e ônibus, além da construção de passarelas.

Durante a apresentação do plano ainda foi anunciado pelo Secretário do EGP, Edson Lisboa, que a prefeitura dará início à revisão do Plano Diretor e de Postura de Nova Friburgo, bem como a Lei Estadual de Agrovilas, de autoria do próprio prefeito Rogério Cabral, na época em que ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa. A Prefeitura ainda tem dado andamento à Carta Geotécnica de Nova Friburgo, pioneira no Estado do Rio, considerada fundamental para a reorganização urbana e rural do município.

Bairro Suspiro também sofreria remodelação no trânsito.
Bairro Suspiro também sofreria remodelação no trânsito.

De acordo com Edson, a Prefeitura de Nova Friburgo organizou um banco de projetos, desde os mais atuais até os mais antigos para facilitar na capitação de recursos para agilizar o desenvolvimento do município.
“Nós juntamos todos os engenheiros e arquitetos. E todos os nossos profissionais começaram a trabalhar em cima de projetos. Primeiro para aumentar o banco de projetos. Depois nós recuperamos projetos da prefeitura desde a época de Alencar Barroso, de 1979 até hoje, para podermos montar um banco de projetos. Não importa de que prefeito seja, nós temos um banco de projetos. Caso Brasília libere um determinado tipo de projeto, nós já o temos pronto. É mais fácil você ter um projeto formatado de acordo com as suas necessidades do que ter que fazer um projeto as pressas para poder buscar recursos”, informou o secretário.

Fonte: Ascom/Nova Friburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário