sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Municípios definem o calendário escolar

Participaram representantes dos municípios da Região Metropolitana, entre eles Itaboraí, Niterói, Tanguá e Maricá

Em busca de elaborar o calendário escolar do próximo ano de forma que não haja prejuízos às aulas devido à realização da Copa do Mundo, a secretária de Educação de São Gonçalo, Regina dos Santos Silva, implementou nos últimos meses uma série de reuniões com secretários municipais e representantes diretos de secretarias de Educação de outras cidades. Os encontros aconteceram no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Participaram representantes dos municípios da Região Metropolitana, entre eles Itaboraí, Niterói, Tanguá e Maricá.
“Já realizamos dois importantes encontros em São Gonçalo e na pauta tratamos de alinhar o calendário. O resultado imediato e prático dessa nossa atitude pioneira não foi outro senão buscar soluções que beneficiassem um universo considerável de professores. Portanto, as férias de janeiro de 2014 foram mantidas e o recesso escolar de julho na maioria dos municípios participantes ficou sendo nas duas últimas semanas, com exceção de Itaboraí e Tanguá, que darão férias aos alunos nas duas primeiras semanas naquele mesmo mês”, disse a secretária de Educação.
Desde o início do ano, já havia uma preocupação por parte da Secretaria de Educação de São Gonçalo de articular tais reuniões, muito em função de uma peculiaridade que envolve diversos municípios na Região Metropolitana.
“Nós temos professores que trabalham em outros municípios, e por essa razão nós quisemos preservar as férias, principalmente as de janeiro, para que o professor que trabalha em mais de um município goze suas férias de uma forma sincronizada, o que seria inviável se cada município estabelecesse um calendário próprio sem uma meta conjunta”, esclareceu Regina Silva.
A secretária destaca ainda que essa decisão de elaborar o calendário em conjunto com outros municípios não irá prejudicar o rendimento e a rotina de aulas dos alunos nas redes municipais. Outro fato que ficou decidido nas reuniões é que os titulares da pasta de Educação de cada município se reunirão periodicamente.
“Decidimos que estaremos sempre em contato, reunidos em datas previamente agendadas, para troca de experiências”, afirmou.
Vale ressaltar que São Gonçalo sediou os encontros inaugurais, Niterói realizou o terceiro e sediará o próximo encontro de secretários municipais de Educação e, a partir dessa data, os demais municípios organizarão os próximos encontros.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário