terça-feira, 10 de junho de 2014

Ranking Firjan destaca saúde pública de Bom Jardim, Teresópolis e Friburgo

Bom Jardim ocupa a primeira colocação no ranking da região serrana. (Foto: Reprodução Internet)
Bom Jardim ocupa a primeira colocação no ranking da região serrana. (Foto: Reprodução Internet)
O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou em sua sexta edição que no IFDM-Saúde, que quatro dos municípios da região ficaram com alto desenvolvimento com destaque para Bom Jardim (0,8497), maior nota da região nessa vertente. As outras cidades foram Nova Friburgo e Teresópolis. No cômputo geral, apenas a vizinha Nova Friburgo obteve desenvolvimento alto, ficando em 3º lugar no ranking geral das cidades fluminenses.
Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (de 0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (de 0,8001 a 1) de desenvolvimento.
Segunda colocada na região, Teresópolis (IFDM 0,7678) recuou 1,7% frente a 2010, por conta da vertente emprego e renda. No outro extremo da classificação regional, São Sebastião do Alto caiu 28 colocações no ranking estadual também puxada por emprego e renda (0,4136), que caiu 50%. Santa Maria Madalena ficou com a última colocação do Centro Norte ao recuar 11,% no IFDM, resultado influenciado pelas quedas em emprego e renda e saúde.


Fonte: Jornal Mais BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário