quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mais uma vitória da Educação. Aprovado o PCCR ( Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) da UERJ.




Vinte e quatro horas depois da vitória dos professores e funcionários da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) na ALERJ, outra categoria conseguiu aprovar seu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração na Assembleia Legislativa: os cerca de cinco mil servidores técnico-administrativos da UERJ. O Projeto de Lei 2707/14, do Executivo, também tramitou em regime de urgência, com discussão única e votação. E recebeu 174 emendas, tendo passado 37. Um acordo entre a Reitoria, o Governo e os deputados selou a vitória em Plenário.

O PL trata de uma reestruturação do PCCR do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro "e dá outras providências". Além disso, reorganiza o quadro administrativo e lhe dá um aumento salarial em duas parcelas: a primeira em maio e, a segunda, em novembro de 2014. Também extingue o cargo de Ensino Fundamental, passando o pessoal hoje ocupante do cargo para um quadro suplementar, que se extinguirá à medida que os cargos forem vagando.

Outra mudança é quanto ao enquadramento dos servidores, que será contado pelo tempo de serviço na UERJ e não mais pelo período de ocupação do cargo. Aos que ganham adicional de periculosidade, o benefício será mantido na aposentadoria e, quanto ao pessoal da enfermagem, que recebia 10% a menos que os demais servidores, haverá equiparação salarial. Pelo projeto aprovado, o quadro de pessoal da Universidade terá três carreiras: auxiliar técnico universitário, técnico universitário e técnico universitário superior.
Jovens do Interior anseiam pelo ingresso na Universidade

"Hoje é um dia de alegria. Essa vitória é mais um fruto da Constituinte estadual de 1989, da ALERJ, que valorizou a Educação no estado e apresentava recursos para a UERJ, que é um dos pilares educacionais e culturais do Estado do Rio de Janeiro. Congratulo a todos, servidores, professores, alunos e o Magnífico Reitor, Sr. Ricardo Vieiralves", declarou o deputado Nilton Salomão, que articulou a interiorização da Universidade com a criação de um curso de Turismo em Teresópolis, anos atrás. Salomão também luta para que seja criado um campus na sua cidade, aumentando a oferta de cursos. "Nada melhor do que a valorização da Educação, hoje, para contribuir com as futuras gerações. Especialmente no Interior, esse estímulo é fundamental e muitos jovens de lá sonham com o estudo e a chegada à Universidade", completou Salomão.

Da plateia, juntamente com os servidores da UERJ, o Reitor Vieiralves assistia a tudo e ouvia contínuos elogios à sua "sensibilidade, visão e capacidade de diálogo e articulação junto ao governo e à Assembleia", como frisou o deputado Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário