sexta-feira, 22 de março de 2013




    Todas as medidas foram tomadas. A ação dos agentes do Programa de Combate a Dengue do Centro de Zoonoses foi rápida e eficiente e não há motivo para pânico, mas é preciso cuidado.
As vistorias da equipe junto as agentes comunitários do Posto de Saúde da Granja Guarani, a cada 15 dias, em pontos estratégicos e a constatação de mais este foco, é um sinal de alerta.

 “Não há motivo para pânico, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, já de muito é encontrado em Teresópolis, no entanto, nunca foi encontrado nenhum que estivesse contaminado com o vírus e pudesse, como vetor, causar a Dengue em qualquer de suas formas. Até o presente momento, o que se tem como cientificamente válido é que o vírus não sobrevive nesta altitude, clima ou temperatura. Porém como pode ocorrer uma mutação ( e não estamos livre disto ), é recomendável que todas as medidas preventivas e de saúde pública sejam adotadas. Entre elas, localização de focos ou criadouros, identificação de larvas ou do mosquito adulto, destruição dos mesmos, , educação sanitária, E isto, graças à Deus, nossos agentes sanitários e todo o pessoal da Divisão de Vigilância Ambiental da SMS/Teresópolis faz, e muito bem",alerta o Doutor Carlos Tapajos Medico e colaborador da AMAGG.  

   “A comunidade precisa contribuir para a eliminação de possíveis focos em suas residências para combater a dengue, é fundamental que depósitos que possam acumular água – pneus velhos, calhas da residência, vasos de plantas, garrafas – sejam limpos ou eliminados”, alerta as agentes comunitárias do PSF da Granja Guarani  
 “Também é muito importante que as pessoas aceitem as visitas e acatem as instruções dos agentes”, explica o Diretor da AMAGG Magal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário