sexta-feira, 22 de março de 2013


OAB aprova apenas 10,3% dos candidatos no 9º exame; veja lista

De cada 10 candidatos que fizeram o exame, praticamente nove foram reprovados e ficarão impedidos de exercer a advocacia


Com aprovação recorde na primeira etapa, era grande a expectativa sobre o resultado da segunda fase da OAB Foto: Ney Rubens / Especial para Terra
Com aprovação recorde na primeira etapa, era 
grande a expectativa sobre o resultado da segunda fase da OAB
Foto: Ney Rubens
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira o resultado preliminar com os nomes dos aprovados na segunda-fase do 9º Exame de Ordem Unificado. Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado, o que corresponde a um percentual de 10,3% de aprovação.
Isso significa que praticamente nove em cada 10 candidatos que fizeram a prova foram reprovados pela OAB e não terão direito de exercer a profissão de advogado. O resultado foi anunciado no mesmo dia em que a entidade assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) para que haja um controle maior na abertura de novos cursos de direito no País.
A prova desta última etapa foi aplicada no dia 24 de fevereiro deste ano por 19.134 candidatos que obtiveram aprovação na primeira fase. A expectativa quanto ao resultado da segunda etapa era grande, já que na primeira fase a reprovação também foi significativa. Segundo dados da OAB, 19.134 candidatos conseguiram a aprovação para a segunda fase, o que corresponde a um percentual de apenas 16,67%.

Na segunda etapa foi preciso redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema. Será aprovado quem tirar nota mínima seis na prova.
O prazo recursal sobre o resultado preliminar terá início às 12h de sábado, com fim às 12h do dia 26 de março. A divulgação do resultado final do exame, já com a decisão acerca dos recursos interpostos, está prevista para o dia 5 de abril de 2013.
A prova da OAB pode ser prestada por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, e os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
Respostas esperadas
A OAB também divulgou nesta sexta-feira o padrão de respostas da prova prático-profissional. A partir dos gabaritos divulgados, o candidato pode conferir quais as respostas esperadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela aplicação do exame, para as quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e a peça profissional na área jurídica de opção do examinando. Os dados podem ser consultados no site da FGV.
Inscrições para o 10º exame
A entidade divulgou nesta sexta-feira o edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado com a inclusão, pela primeira vez, da área de filosofia do direito entre os conteúdos abordados nas questões. As inscrições, exclusivamente pela internet, foram abertas às 14h de hoje e se estendem até as 23h59min do dia 8 de abril de 2013. 
A primeira fase, com 80 questões objetivas, está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), deve acontecer no dia 16 de junho de 2013. Houve mudança no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como vinha ocorrendo.
Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. Os locais de realização da prova da primeira fase serão divulgados na data provável de 22 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário