sexta-feira, 22 de março de 2013

Deputado Hugo Leal se reúne com gestores

 do UNIFESO 



O deputado federal Hugo Leal esteve em Teresópolis no dia 15 de março para uma reunião com gestores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com o intuito de tomar conhecimento das principais demandas da Instituição e tentar buscar soluções em Brasília para algumas dificuldades. As questões mais discutidas foram as formas de investimento para contribuir com os esforços de instituições com caráter comunitário e o financiamento de unidades que atendam a saúde pública, como o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). O deputado afirmou buscar alternativas que visem o reequilíbrio dos recursos aplicados pelo Centro Universitário.
O professor Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) – mantenedora do UNIFESO – iniciou a conversa contando um pouco da história do Centro Universitário, ressaltando a relevância dos serviços prestados à sociedade e a importância política, econômica e social que a fundação representa para a cidade e a região. “Hoje temos uma mobilidade social muito grande por conta da formação profissional, quando nos deparamos com nossos alunos e ex-alunos inseridos no mercado”, disse o diretor.
A partir das informações expostas pelo professor Luis Eduardo, o parlamentar entendeu que o UNIFESO é uma entidade comunitária e como tal deve receber tratamento diferenciado. “Na Câmara dos Deputados temos discutido esta temática. Faço parte da frente parlamentar em defesa das universidades comunitárias e propusemos, em 2009, um projeto de lei que define uma forma de financiamento com viés público para entidades com esta característica, para um tratamento diferenciado, pois elas não recebem recursos por não serem entidades públicas, no entanto têm o mesmo tratamento de uma empresa privada, e nem sempre é assim pois têm os mesmo encargos, as mesmas obrigações, sendo que seu objetivo não é o lucro e sim o ensino”, justificou o deputado, contando que está trabalhando em prol do reconhecimento das entidades comunitárias.
O professor Luis Eduardo Tostes assinalou que a com vinda do novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a situação está melhorando aos poucos, visto que facilita a incorporação de estudantes carentes ao ensino superior. “Teresópolis precisa se desenvolver e para isso temos que criar oportunidade para todos, formar mais pessoas, trazer a possibilidade de terem uma perspectiva nova, se aprimorarem e se capacitarem para entrarem no mercado de trabalho. Esta é contribuição que queremos de quem pretende se envolver com a nossa cidade”, disse ele.
O deputado também debateu a questão da saúde pública em Teresópolis, que não conta com uma unidade pública de nível terciário, sobrecarregando a demanda do HCTCO, um hospital universitário gerido por uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos. “O que acontece é que estamos num dilema: o UNIFESO continua financiando a saúde publica com os recursos dos estudantes, e isso gera uma deficiência ou na área de saúde ou na área da educação, e o que está acontecendo aqui na cidade é uma deficiência no sistema de saúde, o que não tem nada a ver com o financiamento do ensino. Para ter os recursos necessários ao investimento adequado na educação é necessário que se faça uma repactuação do financiamento da saúde, exatamente por causa da circunstância excepcional, pois trata-se de um hospital universitário, de uma instituição comunitária que tem sua fonte de financiamento basicamente no SUS. O hospital é uma linha de atuação, colaboração e acessório da instituição de ensino, e quando se sobrecarrega  acontece um desequilíbrio que traz consequências imediatas, podendo comprometer tanto o ensino na Instituição como a saúde pública do município”, apontou Hugo Leal, comprometendo-se a buscar soluções junto à secretaria estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário