segunda-feira, 27 de maio de 2013


Polícia Federal Investiga Presidente da Alerj e Deputado Federal, Suspeitos de Enganar eleitores


Deputado Estadual Paulo Melo
 presidente da ALERJ

Em fevereiro passado, ao autorizar a investigação, a ministra Cármen Lúcia acatou pedido do procurador-geral, Roberto Gurgel.


O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado estadual Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Rio, e o deputado federal Alexandre dos Santos, suspeitos de enganarem eleitores de São Gonçalo, em 2010, para ganhar votos. De acordo com o inquérito, os dois peemedebistas teriam prometido, a uma semana da eleição, levar água encanada a uma rua do bairro Engenho Pequeno em troca do voto dos moradores.
Na ocasião, acreditando na promessa, vizinhos fizeram um mutirão e cavaram o buraco da obra. Passada a disputa, os dois se elegeram e nunca mais voltaram para cumprir a suposta promessa. Uma moradora denunciou o caso à 87 Zona Eleitoral da Comarca de São Gonçalo, que repassou ao Tribunal Regional Eleitoral.
Devido ao foro privilegiado de deputado federal, o caso foi remetido à Procuradoria-Geral da República, que instaurou um procedimento administrativo, convertido agora em inquérito. Eles estão sendo investigados por compra de voto.

Deputado Federal Alexandre Santos

Em fevereiro passado, ao autorizar a investigação, a ministra Cármen Lúcia acatou pedido do procurador-geral, Roberto Gurgel, e determinou à Polícia Federal que ouça a autora da denúncia e outros moradores da Rua Adélia Luísa do Couto, onde teria sido feita a promessa. A ministra também mandou o Setor Técnico-Pericial da Polícia Federal ir à rua para procurar vestígios da escavação para instalar o sistema de água. Essas diligências estão em curso.
O antigo buraco, hoje tapado por terra, mas ainda destoando do cimento do restante da rua.
Os deputados afirmaram ainda não terem sido notificados judicialmente da abertura do inquérito. Os dois ainda não escolheram seus advogados. Por meio de sua assessoria, o presidente da Alerj disse que não vai comentar o inquérito até ser notificado. Santos negou que tenha feito a promessa:
- Não estive no Engenho Pequeno uma semana antes da eleição. Quem fez essa promessa deve ter falado em meu nome, sem minha autorização. Isso é um absurdo, até porque atrelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário