sábado, 25 de maio de 2013


Acidente simulado mobiliza equipes de emergência

Comandante Flávio de Castro destacou que o Corpo de Bombeiros aproveitou o procedimento para estabelecer um protocolo de atendimento

- Evento contou com procedimentos realistas para promover melhorias em situações de desastre


Ambulâncias, sirenes ligadas, bombeiros em ação, um veículo capotado, barris de combustível pegando fogo, vítimas dentro e fora dos veículos e muito sangue. O centro da cidade vivenciou na tarde desta quinta-feira um acidente de grandes proporções envolvendo dois carros, um caminhão e cinco vítimas em estado grave, mas felizmente era apenas um grande simulado para as equipes de emergência de Teresópolis. Essa ação realizada na Praça Olímpica mobilizou não só quem é especialista no assunto, como também quem ainda está em fase de aprendizado para atuar neste tipo de ocasião.
Evento contou com um carro capotado que exigiu ferramentas especiais para o atendimento às “vítimas”

Eficiência

O “Simulado de Atendimento a Vítimas de Acidentes de Trânsito” foi organizado pela empresa Eficiência contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e Unifeso. Por conta do procedimento, as ruas Manoel Madruga e Monte Líbano ficaram fechadas durante toda a ação para facilitar a locomoção dos veículos e das equipes.
O cenário do acidente representava uma colisão entre dois veículos de passeio e um caminhão que transportava material inflamável. Todo o evento foi narrado para que todos entendessem o passo a passo do trabalho para remover as vítimas com segurança e eliminar o perigo do local. Cada vítima apresentava uma complexidade diferente e em cada veículo havia um grupo com equipamento específico. A primeira equipe que chegou ao local após o acionamento foi responsável por combater o fogo em barris de combustível, após terem identificado que tipo de material se tratava, já que a numeração do rótulo indicava que era gasolina. Com isso, jatos de água e espuma foram imediatamente utilizados para conter as chamas. Botijões de gás foram os responsáveis por garantir o realismo do fogo.

Evento contou com um carro capotado que exigiu ferramentas especiais para o atendimento às “vítimas”

dentificação da gravidade

Após o controle do incêndio, os resgatistas passaram para a fase de identificação da gravidade em cada ponto onde havia vítimas, para em seguida começar o atendimento e remoção. O caso mais complicado para o trabalho era o carro capotado, onde dois bonecos representavam um adulto e uma criança que estavam presos entre as ferragens. A equipe cortou as portas do carro com ferramentas de pressão.
Já na simulação entre a colisão de acidentados dentro do caminhão e do outro carro de passeio, havia até uma vítima do lado de fora dos veículos, em que mais uma vez foram utilizados os jatos de água para o resgate.
No Celta vermelho, a motorista estava muito ensangüentada e precisou de cuidados extremos para a remoção, com colete cervical e maca, tudo para evitar que ocorra uma lesão decorrente de um transporte inadequado. O motorista do caminhão também representava um ferido em estado delicado e a imobilização foi feita com muita perícia e rapidez. Nestes dois casos, um grupo de alunos do curso de Enfermagem do Unifeso foi responsável por dar os primeiros socorros.

Resgate e contenção de incêndio fizeram parte dos procedimentos que foram efetuados na simulação

Melhoria no atendimento

O comandante do 16º GBM Coronel Flávio de Castro destacou que o principal objetivo da ação é promover a melhoria no atendimento de emergências dentro do município: “A gente tem tido um grande número de ocorrências que envolvem mais de um órgão, várias entidades trabalhando e aí a gente aproveitou o ensejo para criar um protocolo de trabalho para que todos os órgãos sigam e melhorar a qualidade do atendimento, sair de forma mais rápida, mais eficiente e, após algumas reuniões, nós optamos por fazer esse simulado aqui no centro da cidade porque as pessoas podem assistir e inclusive podem trabalhar como voluntários, é só nos procurar no quartel que faremos o cadastro de voluntários e passar a trabalhar sempre que possível com as pessoas já capacitadas”.
Em seguida, ele também enfatizou que a simulação serve para alertar a população contra imprudências no trânsito que geram grande parte das ocorrências: “A gente percebe aqui em Teresópolis o na ouso do cinto de segurança, está andando na rua e de repente a pessoa para, vai conversar com alguém e azar da moto que está vindo atrás e bate. Ontem (quarta-feira) um caminhão na descida do Panorama derramou óleo e o cara de moto atrás caiu, imprudências que geram danos à vida e custos ao poder público”, disse Flávio.

Equipe do Corpo de Bombeiros utilizou jatos de espuma para conseguir conter o fogo nos barris

União de esforços

O Secretário Municipal de Saúde também destacou a grande importância dessa união de esforços para a melhoria do atendimento a acidentes: “A cidade tem que estar pronta para poder responder com rapidez às necessidades de emergência. Essa integração entre Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e as equipes de apoio que possam em uma situação de emergência dar apoio a essas instituições é fundamental. Esse simulado vem demonstrar que a gente está preocupado, os Bombeiros em realizar o atendimento com presteza, a Secretaria em colabora na medida do possível com o atendimento e todas as entidades a gente congrega para capacitá-las para qualquer tipo de emergência no município de Teresópolis”, declarou Carlos Otávio Sant’anna..
Para Viviane Freitas, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso, o evento possibilitou uma experiência de grande valor para a formação dos acadêmicos: “É fundamental porque além da nossa responsabilidade social com a população em situação de múltiplas vítimas, e um procedimento fundamental para a formação dos nossos estudantes”. Ela também elogiou a atuação de seus alunos: “Muito bem, estão de parabéns”.

Fonte colaborador: Marcus Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário