quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Proposta de CPI em Magé pode ter sido encomendada

“Aliados” podem estar abanando o fogo para queimar mandato de Nestor

Nestor diz que está tranquilo e entende que os vereadores estão cumprindo o dever deles
Entre os doze vereadores que assinaram o requerimento de formação de uma comissão de inquérito para apurar supostas irregularidades atribuídas a administração municipal, três são do partido do governo, o que reforça a informação surgida ontem de que o pedido de abertura de investigação pode ter sido “encomendado”. A revelação dá conta de que o deputado federal Washington Reis (PMDB) e o vice-prefeito Cláudio Ferreira Rodrigues, o Cláudio da Pakera seriam  interessados nesse processo e estariam abanando o braseiro. O prefeito Nestor Vidal voltou a afirmar ontem à noite que está tranquilo. “Vejo esse requerimento como legítimo dentro da prerrogativa que o Legislativo tem de fiscalizar os atos do Executivo. É claro que uma crise política nesse momento não é desejável, mas entendo que os vereadores estão cumprindo com o dever deles”, disse o prefeito.

Desde que assumiu a Prefeitura - no dia 10 de agosto de 2011 - depois de vencer uma eleição suplementar, Nestor tem contrariado os interesses de muita gente, inclusive de aliados de primeira hora. Na formação atual da Câmara apenas os vereadores Carlos Prata e Geraldo Gerpe (ambos do PSB) são do grupo que se opôs a Nestor nas eleições deste ano, mas Prata integra o bloco de sustentação desde o primeiro mandato de Vidal e é um dos que defendem o entendimento, ao lado de Werner Benites Saraiva, Pedro Rogério do Vale e Diarone Leite Souto.
Em nome do que chamam de “governabilidade”, os doze vereadores reclamam da falta de parceria com o governo, o que, entendem, atrapalha o exercício de seus mandatos. Entretanto, resta esclarecer que tipo de parceria é essa, pois o município de Magé tem um passado recente de promiscuidade entre os poderes Executivo e Legislativo, com os prefeitos cedendo às pressões e se deixando levar pelas vontades dos que defendem tudo, menos os verdadeiros interesses da população, o que Nestor já deixou claro que não é do seu feitio.
Na sessão da última quinta-feira - quando o requerimento foi apresentado - o vereador Werner Saraiva falou em denúncias infundadas e disse que não se pode criar uma crise a partir disso. Ele acredita que já na sessão de hoje, se o assunto for discutido, possa prevalecer o bom senso. Saraiva elogia a postura do prefeito, de não interferir no processo, até porque, concluiu, “o governo não tem o que temer”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário