quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Começam as obras de construção das casas populares na Ermitage

Encontro entre Arlei e Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, marca o início das ações. Máquinas e operários já estão no local trabalhando 

 O Prefeito Arlei se encontrou nesta quarta-feira, 21, na Fazenda Ermitage, com o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, e sua equipe técnica para oficializar o início das obras de construção das casas populares para os desabrigados de 2011. Com a presença de políticos, secretários e jornalistas, Arlei assinou o contrato que autoriza o projeto executivo das obras de infraestrutura para a implantação do complexo habitacional no local.
Orçado em mais de R$ 21 milhões e gerando cerca de 450 empregos, o projeto das obras de infraestrutura do terreno para a construção das casas populares já começou, como havia anunciado o Governador Sérgio Cabral na semana passada, quando esteve na cidade. Máquinas e operários já estão no local fazendo as primeiras ações.
Segundo Hudson Braga, se tudo correr bem, espera-se que até abril de 2014 todo o processo de infraestrutura da área esteja concluído. “Começamos os trabalhos, primeiro, melhorando a estrada de acesso. Logo em seguida, do lado direito do terreno, iniciaremos as obras de drenagem e contenção para, se possível, em dezembro, liberarmos a área preparada para a construção de 720 unidades habitacionais. Serão duas empresas, contratadas pelo governo estadual (Zadar e Emccamp), trabalhando concomitantemente. Uma prepara o terreno, criando condições de moradia, enquanto a outra levanta os edifícios”, explicou Braga.
Braga ainda lembrou que o momento marca uma vitória dos técnicos sobre a burocracia. “Levamos cerca de um ano e meio numa grande batalha jurídica para conseguir liberar esta área e começar a elaboração do projeto executivo com sondagem, topografia, licitação, contratação de empresas e chamamento público. Mas agora começamos e vamos recuperar o tempo perdido, trabalhando duro. Serão 1610 moradias que vamos edificar, atendendo, quase 90% da demanda de aluguel social”. Ele completou dizendo que os governos municipal e estadual estão procurando juntos outros terrenos no município que possam ser utilizados com fins habitacionais para suprir toda a demanda de Teresópolis.
O engenheiro civil e Subsecretário Extraordinário da Região Serrana do Estado, José Beraldo Fortuna, deu mais detalhes sobre o projeto. “Além das ações de infraestrutura, que constitui em terraplangem, pavimentação, drenagem de águas pluviais, água e esgoto, iluminação e sistema de telefonia, o projeto ainda inclui a construção de um viaduto para o tráfego que vem da cidade, sem precisar cruzar a rodovia BR-116, além de comércio, escolas e outros”, completou.
Emocionado, o Prefeito Arlei agradeceu. “Estou muito feliz hoje. Fui muito cobrado pela população e finalmente começamos a realização de um sonho. Sabemos que a burocracia atrapalhou bastante, mas hoje me sinto realizado em ver essa grande obra nascer. Meu dever é desempenhar um bom serviço para a cidade e atender bem a população. Vamos entregar casas de qualidade para essa gente que já sofreu tanto com as perdas e a demora”, declarou Arlei.
O vice-prefeito de Teresópolis, Marcio Catão, também estava satisfeito com a conquista. “O sentimento é do dever cumprido. Depois de muita luta, conseguimos atender a vontade do povo. Também quero agradecer todo esforço empenhado nessa grande vitória que é dar a essas pessoas moradias dignas e seguras”, comentou Catão.
O Prefeito Arlei também falou de outras intervenções do Governo do Estado em Teresópolis, como a construção dos muros de contenção na Posse, Caleme, Campo Grande e Fisher, alargamento de rios e da parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que também realizou a limpeza e desobstrução dos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário