sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Hidroginástica no Parque” movimenta a Terceira Idade de Rio das Ostras 

Atividades que acontecem na piscina do Parque da Cidade proporcionam mais força e bem-estar aos idosos
Diversas atividades esportivas tem sido promovidas no município de Rio das Ostras, mostrando que há tempo de se exercitar em qualquer idade. Força e disposição é o que não falta para uma grande turma de amigos da Terceira Idade, que pratica hidroginástica no Parque da Cidade. Toda semana, eles estão na piscina em busca de mais saúde e qualidade de vida. O projeto é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 
A coordenadora do projeto Hidroginástica e Natação no Parque, Andréa Goes, diz que somando as duas atividades, são atendidos atualmente cerca de 600 alunos, entre crianças e adultos. Segundo ela, na hidroginástica qualquer pessoa que precisa de uma atividade física de menos impacto pode participar. “Muitos chegam aqui sem nunca ter feito nada e, às vezes, cheios de dores. Vejo como ocorre uma mudança na vida deles quando se dedicam a atividade, que minimiza problemas como colesterol, sedentarismo, má alimentação e outras coisas”, explica Andréa, que também é professora de Educação Física.
Entre os participantes do projeto tem até um casal que se exercita junto. A aposentada Norma Estrada, de 71 anos, está no projeto pela primeira vez, mas já pratica hidroginástica há quase 18 anos, por conta de problemas de coluna. Ela diz que a atividade aumentou sua disposição para outros tipos de exercício, como a caminhada. “A hidroginástica nos fortalece em tudo. É muito bom para problemas ortopédicos, mas também para o bem-estar geral”, ressalta Norma, que há um mês convenceu seu marido José Bastos a entrar no projeto. “Não fazia nada, mas depois de tanta insistência resolvi fazer. Foi muito bom porque hoje já me sinto mais disposto e saudável”, complementa animado o militar reformado.
Marlene dos Santos, conhecida como a baiana do acarajé, também começou a frequentar o projeto há um mês por recomendação médica. Ela conta que fazia tudo de bicicleta, mas ficou um bom tempo sem andar por causa das dores no joelho e coluna. “A hidroginástica está mudando minha vida e, além disso, aqui fazemos novos amigos”, declara.  E a coordenadora Andréa completa: “O que mais gratifica o professor é ver a alegria e como a atividade muda a relação com outras pessoas. É uma troca de energia positiva, uma mudança importante na qualidade de vida destas pessoas”.
INSCRIÇÕES
De acordo com a coordenadora, todas as atividades acontecem duas vezes na semana, sendo que a natação para crianças (a partir dos seis anos de idade) já está com as turmas fechadas. Ao todo são quase 400 crianças, que participarão de um festival de natação no dia quatro de maio, às 9h. Já as inscrições para a hidroginástica podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, apresentado documentos de identidade e CPF, comprovante de residência, atestado médico do ano vigente e mais duas fotos 3x4. Antes de começar as aulas, é feita uma entrevista de avaliação das condições físicas de cada aluno.


Fonte: Macaé News 

Foto: Michelle Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário