sexta-feira, 19 de abril de 2013


Após 3 anos encaixotado, mamógrafo passa a funcionar



Encaixotado há três anos, o único mamógrafo do Hospital Alcides Carneiro teve seu primeiro dia de trabalho justamente na data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Ao despachar no HAC no início da última segunda-feira, dia 8, o prefeito Rubens Bomtempo inaugurou o novo serviço, inédito na história da unidade. Até então, a mamografia pelo SUS era feita apenas no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente, na Rua Santos Dumont.
A previsão é de que o novo equipamento realize entre 20 e 30 exames de mamografia diariamente, o que representa uma média de 400 a 600 procedimentos mensais. A expectativa é de que cerca de 20 biópsias também sejam feitas mensalmente, ajudando na prevenção e combate ao câncer de mama. “O serviço é um sonho tão antigo que não pode mais ser adiado. O equipamento foi adquirido há três anos pela Faculdade de Medicina e agora passará a ser útil para a população”, disse o prefeito, durante a solenidade. O secretário de Saúde, André de Sá Earp, também destacou: “A inauguração deste serviço representa grande passo no auxílio para o diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo um tratamento mais eficaz e com reais possibilidades de cura”.
Representantes da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos - APPO participaram da abertura da nova sala e comemoraram a providência. “Desde que esse aparelho chegou, estamos lutando para que ele entre em funcionamento, pois é mais um campo para a mamografia e ainda irá oferecer mais condições de trabalho aos profissionais. Vamos poder tratar da prevenção garantindo um diagnóstico mais precoce. É uma grande vitória”, disse Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.
De acordo com o mastologista Carlos Vinícius, o aparelho atende à necessidade das mulheres petropolitanas, cobrindo uma lacuna existente no serviço no município. “Ainda temos muitas batalhas a ser vencidas, mas, como médico, o prefeito entende a importância desse ato, lembrando que o câncer é a segunda maior causa de mortes no país”, salientou o médico, acrescentando: “Havia uma diferença desse tipo de serviço entre o setor público e o privado. Com esse equipamento, também estamos pondo um fim nessa situação”.
A primeira paciente a realizar o exame no novo mamógrafo, Regina Célia de Oliveira, 40, também é funcionária do HAC. Ela foi encaminhada pelo médico devido ao histórico familiar. “Minhas duas irmãs tiveram nódulo no seio e, diante dessa situação, meu médico quis antecipar um possível diagnóstico. Com esse novo mamógrafo, pude ser atendida mais rapidamente, mas minhas irmãs não tiveram a mesma sorte e, na época, para agilizar, foram obrigadas a pagar pelo procedimento. Mesmo assim ainda aguardaram alguns dias”, disse Regina.
Nessa primeira semana, serão priorizados os atendimentos aos pacientes internos para agilizar diagnósticos. A próxima agenda para a realização dos exames abre a partir de 15 de abril e, com o encaminhamento de um médico, a marcação poderá ser feita por telefone 2236-6600, como já acontece com outras especialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário