sexta-feira, 17 de maio de 2013


Incêndio atinge Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis.


  Um incêndio florestal começou na madrugada desta quinta-feira (16), por volta de meia-noite, na Pedra do Santo Antônio que fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) em Teresópolis, Região Serrana do Rio. A equipe da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do parque sobrevoou a localidade na manhã desta quinta para averiguar a dimensão do incêndio, que atingiu cerca de cinco hectares. Duas equipes compostas por 16 bombeiros e dois funcionários do parque já estão à caminho do local.

De acordo com o secretário executivo e responsável pela Brigada do parque, Pimentel, o incêndio pode ter sido provocado por um balão. Durante a manhã desta quinta, a equipe sobrevoou o local, com apoio das aeronaves do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, para analisar a área tomada pelo fogo e como a Brigada vai atuar.  Ainda segundo Pimentel, a localidade afetada é composta por uma vegetação muito sensível, com bromélias, orquídeas e muito mato, o que pode causar um grande dano.

O secretário ainda explica que por conta da grande distância entre o local onde está o fogo e o ponto de captação da água o combate não poderá ser feito através das aeronaves, já que por esse motivo metade da água seria perdida no caminho. Uma primeira equipe - com seis bombeiros e dois brigadistas - foi ao local logo no início da manhã desta quinta. Uma segunda equipe - composta por mais dez bombeiros - foi encaminhada à região para os brigadistas e bombeiros darem início ao combate do incêndio que será feito por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário