sexta-feira, 17 de maio de 2013

 ENTREVISTA COM SÔNIA BRUNO DIRETORA DO GRÊMIO MUSICAL PAQUEQUER TERESÓPOLIS


 Sô ou soninha, como é conhecida, é uma pessoa simpática que atende muito bem a qualquer pessoa. Sônia Bruno passa muito tempo no Grêmio desenvolvendo arte, música e tem um alto astral,  que é sua marca registrada. Ela cedeu gentilmente uma entrevista ao nosso blog. Acompanhe a baixo.


 Pergunta: FALE SOBRE A HISTÓRIA DO GRÊMIO MUSICAL PAQUEQUER.

 Sônia:  O Grêmio foi fundado em 24 de Miode de 1914, por José Teixeira Guimarães, sendo o principal fundador. Ele era muito amigo do pai do Fernando Collor de Melo, o ex - presidente da república. A ideia dele era "uma cidade sem banda é uma cidade sem alma", então surgiu o Grêmio. A primeira sede não era aqui, ela foi feita em cima de uma farmácia, aqui no Alto, que também era a sede de um time de futebol e a coisa começou a acontecer. A banda teve seu auge em 1960, ate porque a cidade não tinha muita coisa, então ela era o principal atrativo da cidade, graças as apresentações em praças públicas. 
  Na década de 80, foi quando meu tio me convidou a vir para cá, e este período foi marcado por participações em muitos festivais, muitos encontros de bandas, e conseguimos várias premiações. Esses festivais eram promovidos pela FUNART. Logo em seguida ele (tio) ficou doente, daí assumi a administração da casa, e aqui estou ate hoje. O nosso presidente é Jaime da Silva Medeiros, muito conhecido e que todos gostam muito, é uma pessoa ativa, simpática, participativa e sempre promovendo boas coisas a nossa instituição.

 Ficha técnica: Sônia Bruno (nome artístico)
 Diretora do Grêmio musical Paquequer Teresópolis
 Fiscal da Ordem dos músicos em Teresópolis.

Pergunta; Baseado em suas informações, o Grêmio nasceu com uma banda, mas o que mais  de Arte o grêmio oferece?

Sônia: Sabemos que música é a mãe da arte, mas pensei, vamos começar a ampliar esse foco, daí, implantamos o coro, o teclado, violão e começamos a dar essas aberturas. A partir do ano passado, implantamos a parte de cordas mais clássicas, violino, viola e violoncelo. E hoje o resultado é muito gratificante, só em violino são 20 alunos, violão mais trinta alunos, então quer dizer é muito legal e a banda continua. O coro também está muito bonito. 
   

 E também, estamos investindo na meninada, como demonstrado na foto abaixo.

  

 Pergunta: Como você vê a cultura em Teresópolis? Ela é bem divulgada, difundida e desenvolvida? 

Sônia: Não, a parte cultural precisa de muita coisa, e principalmente de muita divulgação. É interessante que quando saímos para tocar, as pessoas ficam surpresas e perguntam, de onde é essa banda? de que cidade? E ficam surpresos ao descobrir que somos de Teresópolis, risos. Além de outros programas maravilhosos que não são divulgados. Ontem mesmo na Casa de Cultura teve um evento maravilhoso que só soube hoje. Está faltando divulgação, as pessoas não estão acostumados a esse contexto cultural. Então a cultura muda o olhar, muda o homem, você se torna mais crítico. Agora, a participação do povo é importante, não adianta abrir a casa e não ter ninguém dentro participando. Mas, as vezes, acontece por falta de divulgação. 

Pergunta: Como está a divulgação do Grêmio? 

Sônia: Nós estamos divulgando através de panfletos, na feirinha, facebook, nossos amigos da imprensa e sem custo, além do blog http://gremiotere.blogspot.com.br/ 

Pergunta: Vocês recebem algum apoio governamental?
 Sônia: Sim. Recebemos um apoio do Ponto de Cultura. O Grêmio ate três anos era o que todos conhecem, em 2011, nós conquistamos o Ponto de Cultura, um projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Ministério da Cultura. Não é uma verba muito grande, mas com essa verba, a gente conseguiu dar uma excelente alavancada, ou melhor, uma renovada em nossa casa. Graças a ele a gente oferece 120 vagas gratuitas a comunidade em diversos cursos. 

Pergunta: Baseado em suas informações, nós estamos no mês de aniversário do Grêmio. Fale um pouco sobre a programação. 

Sônia: Já aconteceram várias coisas, almoço do dia das mães, baile do dia das mães, noite Gospel e etc. Ainda teremos muito mais, amanha dia 18/05, teremos a noite dos clássicos Sertanejos, onde os grandes sucessos sertanejos serão cantados aqui. No dia do aniversário do Grêmio, nós estaremos comemorando com a noite de música italiana, pois a base da música é a Itália. Contaremos com a presença de amigos, músicos, do Rio de Janeiro e várias participações da casa. Dia 24/05/2013, a partir das 19:00Hs, por favor, anotem, noite do italiano comemorando os 99 anos do Grêmio Musical Paquequer, e estão todos convidados. 

Pergunta: Você acha que a cultura é um caminho bom para a integração social e evitar que nossa garotada se perce no caminho das drogas e de outras coisas que não legais?

Sônia: Com certeza, pois a música tira o ser humano da ociosidade. Quando você se envolve com música, é uma "cachaça" e, é uma "cachaça" boa, é um vício muito bom, você nem percebe que a hora passa. Profissionalmente falando é uma coisa maravilhosa, em qualquer a área, nós estivemos aqui vários músicos aqui, que hoje são excelentes músicos, de orquestras famosas e isso graças a integração que a arte proporciona.

Pergunta:  Você pensa em aumentar a esfera da cultura no Grêmio, como para o teatro, lutas e etc?

Sônia: Sim, penso. O problema hoje é que estamos em obras e a falta de espaço. Alguns cursos estão "pegando fogo", para acontecer. O Teatro é um deles, Corte e Costura um pedido da comunidade, locução e fluência verbal, King Boxing e Tia chi chuan. Só estamos aguardando o término das salas. 

Pergunta: Você acha que a Administração Pública Municipal faz a sua parte no que tange a Cultura?

Não, pois não é interessante, quanto mais ignorante o ser humano, mais fácil de manipular a massa. Então eu não vejo interesse nenhum por parte de alguns políticos, pois tenho amigos que ajudam e não posso generalizar. Mas no geral, se tem verba para a Cultura, por que não se trabalha em cima dela? Não se investe em artistas da cidade. Eu tenho amigos, grandes artistas, e que passam necessidades, justamente por falta de incentivo. Existem pessoas da comunidade que querem estudar, por seu talento para fora e não podem, pois, a arte é cara. Mas é um caro que vale a pena, é um investimento a longo prazo e acaba não sendo interessante.  Política e Cultura andam bem separadas.

 Pergunta: Fale sobre as pretensões futuras do Grêmio.

Sônia: Nós entramos agora no projeto Grêmio 100 anos. pois, ano que vem é nosso centenário. Estamos fazendo vários eventos e transformando o Grêmio numa casa de eventos e não só de música. Estamos convidando também artistas de fora da cidade, e também da cidade, para transformar o Grêmio numa casa de eventos. E nosso principal foco é mesmo o centenário, pois, queremos uma festa linda e maravilhosa a a altura do Grêmio. 
 Quero agradecer a todos que nos apoiam com divulgação, trabalho, com o carinho, enfim a todo o apoio. 

 Nós do blog hudsonsmurtha.blogspot.com agradecemos a essa pessoa que tanto faz por nossa cidade. Parabéns Soninha, tenha certeza que seu trabalho rende muitos bons frutos e você é um capítulo a parte na história de nosso município. Um forte abraço Hudson Murtha. 

Colaborador: Hudsom Murtha

Nenhum comentário:

Postar um comentário