quinta-feira, 11 de abril de 2013


Começa a temporada de montanhismo em Petrópolis

Começa a temporada de montanhismo em Petrópolis
Com a chegada do outono e clima propício para algumas aventuras realizadas nas montanhas, a Cidade Imperial dá início à temporada anual das atividades turísticas e esportivas na montanha. Este ano, a Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) acontece no próximo domingo (14), na Praça da Liberdade e às 8h, haverá trilhas no Parque Natural Municipal de Petrópolis.
Neste período, muitas pessoas aproveitam a beleza natural do município, constituída de cumes de montanhas, paredes rochosas, rios, cachoeiras e demais ecossistemas, onde há trilhas, caminhos, travessias e escaladas. Tais atividades são de grande importância para a sociedade praticante dos esportes ligados diretamente aos ambientes naturais.
Além de divulgar a cidade de Petrópolis, o evento tem o objetivo de promover as melhores práticas do montanhismo nacional com a divulgação de informações importantes para a prática segura e ecologicamente correta das atividades.
A ATM é realizada pelo Centro Excursionista Petropolitano (CEP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis e com a Federação de montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), com base no Decreto municipal Nº 283 que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo.
O “Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo”, criado no dia 07 de agosto de 2010, tem cinco objetivos: Mapear as áreas de interesse para a prática do esporte na cidade; identificar as condições de acessos às áreas de interesse para a prática da modalidade; adotar as medidas para garantir o acesso livre às áreas de interesse para o montanhismo; caracterizar os problemas ambientais das áreas de interesse para a prática do esporte e propor soluções para evitá-los, além de outras iniciativas de apoio e divulgação à prática do montanhismo em todo o território municipal.
Confira a programação:
Dia 14/04/2012 – Domingo
8 h – Caminhada – nas Trilhas do Parque Natural Municipal de Petrópolis
Visitas guiadas a áreas naturais (montanhas), objetivando a promoção da saúde física e a prática do montanhismo. As visitas guiadas serão efetuadas com a presença de guias credenciados pelo CEP e a presença de representante da Prefeitura.
Praça da Liberdade
9h às 17h – Expositores das tendas, fotos e exibição de filmes de escalada em muro, slackline e ascensão em corda.
13h – workshop de Fotografia
16h - Sorteio de Brindes
18h – Show Musical
20h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário