domingo, 11 de novembro de 2012


Estado anuncia construção de pontes em Itaipava


Seis passagens que caíram ou ficaram muito danificadas serão reabertas
Desnivelada. No Buraco do Sapo, no Vale do Cuiabá, a ponte de três metros tem hoje 1,20m de altura Foto: Márcio Alves
Desnivelada. No Buraco do Sapo, no Vale do Cuiabá, a ponte de três metros tem hoje 1,20m de alturaMÁRCIO ALVES
Passados quase dois anos da tragédia que devastou a Região Serrana, a Secretaria estadual de Obras publicou no Diário Oficial do último dia 26 a abertura de licitação para a construção de seis pontes em Petrópolis. O orçamento previsto para as obras gira em torno de R$ 15,5 milhões e a empresa que ficará encarregada do serviço terá até o final de dezembro para começar os trabalhos.
As pontes que substituirão as estruturas danificadas ou que caíram com a tempestade serão erguidas na Estrada das Peras, no Brejal; no Buraco do Sapo e em Santo Antônio da Providência, no Vale do Cuiabá; e em Santa Mônica. Calcula-se que as obras sejam concluídas em 240 dias corridos.
O presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintella, conta que somente na região do Buraco do Sapo havia quatro pontes, todas elas construídas pela comunidade local. Duas passagens foram levadas pela chuva e as pontes que sobraram têm problemas de desnivelamento.
— Um dos lados da ponte que dá acesso à minha casa cedeu muito. Antes, a altura era de três metros, hoje não chega a 1,2 metro. Como o rio está assoreado, toda vez que chove ficamos com medo que a sujeira tampe a passagem de água e nos deixe ilhados. Já demoraram muito. Isso para o estado é uma obra rápida, eu acho. Antes tínhamos até condição de construir por conta própria. Depois desse prejuízo, não podemos mais — queixa-se Quintella.
A construção das seis pontes facilitará a vida de centenas de moradores. No entanto, o presidente da associação lembra que há outras passagens destruídas sem previsão de conserto.
— Na Rua Manoel Francisco de Melo, no Vale do Cuiabá, também tinha uma ponte que não consta nessa lista do governo estadual. Não podemos nos esquecer dessas pessoas — alerta.

Fonte : O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário